Análise: Abel reinventa Palmeiras em goleada que dá confiança a elenco e firma liderança | OneFootball

Análise: Abel reinventa Palmeiras em goleada que dá confiança a elenco e firma liderança | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·12 October 2025

Análise: Abel reinventa Palmeiras em goleada que dá confiança a elenco e firma liderança

Article image:Análise: Abel reinventa Palmeiras em goleada que dá confiança a elenco e firma liderança

Por Victória Romanelli

O Palmeiras reforçou seu domínio como melhor mandante no Campeonato Brasileiro e goleou o Juventude, por 4 a 1, na noite deste sábado, em jogo atrasado da 12ª rodada da competição. Raphael Veiga, Bruno Rodrigues, Felipe Anderson e Bruno Fuchs contribuíram com os gols da vitória que fez o Verdão abrir três pontos de vantagem na liderança.


OneFootball Videos


A vitória deixou o Palmeiras com 58 pontos na ponta, três a mais que o vice-líder Flamengo.

Abel precisou montar um quebra-cabeça

Para este duelo, o Palmeiras contou com dez desfalques, praticamente metade deles titulares. Além de Paulinho (cirurgia na perna direita), Lucas Evangelista (cirurgia na coxa direita) e Khellven (trauma no pé), que já ocupam o DM há alguns jogos, outros sete ficaram de fora.

São eles: Aníbal Moreno (seleção argentina), Flaco López (seleção argentina), Facundo Torres (seleção uruguaia), Gustavo Gómez (seleção paraguaia/suspenso), Emi Martínez (seleção uruguaia/suspenso) e Vitor Roque (suspenso) e Ramón Sosa (edema na coxa esquerda).

Abel, então, mandou a campo um time com um meio-campo e ataque inéditos: Weverton; Giay, Micael, Murilo e Piquerez; Bruno Fuchs e Andreas Pereira; Mauricio, Felipe Anderson e Raphael Veiga; Bruno Rodrigues. No banco de reservas, dos 12 disponíveis, nove são formados na base, sendo que cinco deles ainda não haviam estreado. Desses, dois ganharam minutos: Erick Belé e Luís Pacheco.

“Já vos disse várias vezes: eu não tenho só 11 jogadores, tenho 28. Eu não treino só 11 jogadores, eu treino os 28 e preparo os 28 para quando for preciso, ou de início, ou entrar para dar respostas que têm que dar. Portanto, fico muito contente e feliz por eles verem o trabalho, o esforço deles reconhecido através de um bom jogo, de uma boa vitória, da dinâmica dos jogadores”, analisou Abel.

Palmeiras dominou o Juventude e construiu vitória tranquila

Raphael Veiga amplia sequência e ressurge como figura de liderança

Com o time reinventado, sem a dupla Flaco-Roque, que vinha ditando o grande sucesso do setor ofensivo, o Palmeiras aproveitou a fragilidade do Juventude e conseguiu logo jogar como está acostumado. Mesmo com peças diferentes, a essência se manteve e o time de Abel Ferreira ia procurando maneiras de abrir o placar. A insistência foi premiada aos 26 com uma pancada de Raphael Veiga, que aproveitou o rebote de Felipe Anderson.

Gol que dá confiança ao meia em momento em que ele tenta se reafirmar no time após se recuperar de uma pubalgia há poucos meses. Dos últimos jogos que fez como titular, teve, contra o Juventude, o melhor desempenho. São três jogos seguidos como titular e o ressurgimento da figura decisiva no momento em que o time precisava da figura de liderança que ele carrega por seus anos de Palmeiras.

Bruno Rodrigues aproveita titularidade e marca

Bruno Rodrigues, aos 43, também ganhou uma dose de confiança ao voltar a marcar depois de dois anos, superando uma sequência de lesões no joelho. Ele aproveitou a escorada de Murilo, a falha de Jandrei e balançou a rede. Resiliente após as duas graves lesões, foi celebrado por todos os companheiros, do campo ao banco, e pela comissão técnica.

Ditando o ritmo, o Palmeiras voltou do intervalo com a mesma intensidade e em dez minutos transformou o placar em goleada. Bruno Fuchs e Felipe Anderson, aos três e dez minutos, fizeram os deles. O zagueiro, que atuou como volante, apareceu livre na área para aproveitar o passe de Veiga e testar para o fundo da rede. O segundo aproveitou um cruzamento de Mauricio após bom lançamento de Veiga e concluiu para o gol.

Abel conseguiu aproveitar o jogo para promover as estreias dos destaques da base Erick Belé e Luís Pacheco. Jefté, Allan e Luighi foram as outras peças usadas por Abel no decorrer da segunda etapa. Em um lance de bola parada, Weverton falhou e o Palmeiras viu o Juventude diminuir o prejuízo, com Rodrigo Sam, de cabeça. Mas aí já era tarde demais para uma reação do visitante.

This browser is not supported, please use a different one or install the app

video-poster

Próximo jogo do Palmeiras

Palmeiras x Red Bull Bragantino (28ª rodada do Brasileirão) Data e horário: 15 de outubro de 2025 (quarta-feira), às 19 horas (de Brasília) Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)

View publisher imprint