
Gazeta Esportiva.com
·19 October 2025
Análise: Corinthians volta a pecar na eficiência, mas vence confronto direto e respira no Brasileiro

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·19 October 2025
Por Thais Bueno
O Corinthians voltou a pecar na eficiência, mas conseguiu uma vitória importante no confronto direto contra o Atlético-MG, neste sábado, na Neo Química Arena. O Timão poderia ter conseguido um placar elástico pelas chances criadas, mas desperdiçou oportunidades, saindo com um triunfo de um 1 a 0 e respirando mais aliviado na briga contra o rebaixamento.
O Alvinegro iniciou a partida com uma notícia que alegrou o torcedor: Garro, Memphis e Yuri Alberto escalados no time titular. A defesa, porém, veio modificada em razão dos desfalques, com Tchoca e Cacá. O Timão começou com a posse de bola, mas ela esteve muito concentrada no setor defensivo, e a equipe não conseguiu criar muitas situações de perigo nos primeiros minutos.
O ataque alvinegro também teve dificuldades para entrar no jogo. O jogo ficou muito travado no meio-campo, com muitas faltas de ambas as equipes e uma partida extremamente picotada. Nas poucas escapadas em velocidade, a equipe mandante também não soube aproveitar, pecando muito no último passe e tomando decisões erradas.
Em determinados momentos do jogo, Garro pareceu atuar um pouco mais recuado, tendo a função de ajudar na saída de bola do Corinthians. Foi a partir disso que o Timão criou sua melhor chance no jogo. Memphis acionou Bidu, que cruzou para Maycon. O volante alvinegro, porém, pegou mal na bola e chutou por cima do gol.
A partir dos 35 minutos, o Corinthians melhorou em campo. O ataque alvinegro pareceu se reconectar em campo, com Yuri Alberto atacando os espaços em velocidade. O time, entretanto, seguiu pecando na eficácia: perdeu duas chances claras com Maycon e Yuri. Há de se ressaltar também a defesa do Timão, que pouco sofreu no primeiro tempo e foi bem quando acionada.
Em suma, o Corinthians foi melhor que o Atlético-MG no primeiro tempo, mas não conseguiu transformar o bom futebol apresentado em resultado, seja por decisões ruins no último passe ou por chances claras desperdiçadas. O Galo, por outro lado, pouco assustou o time corintiano.
O segundo tempo, por sua vez, começou a todo vapor na Neo Química Arena. O Corinthians criou uma chance clara perdida por Yuri Alberto, enquanto o Galo assustou com um cabeceio de Vitor Hugo no travessão. Mas foi Maycon quem abriu o placar para o Timão em um belo chute de fora da área, premiando o time que vinha melhor na partida.
O Corinthians passou a encontrar mais espaços após o gol, uma vez que o Galo precisou sair de trás para tentar buscar ao menos o empate. A zaga alvinegra, do outro lado, se mostrou bastante segura na defesa, afastando as principais tentativas do time mineiro. Ainda que reserva, a dupla de zagueiros do Timão teve boa atuação.
O Atlético-MG bem que tentou mexer suas peças, mas o Corinthians soube manter o controle do jogo nos minutos finais, conquistando um resultado importantíssimo para abrir vantagem na zona de rebaixamento. Apesar de não ter feito um jogo brilhante, os comandados do técnico Dorival Júnior mereceram a vitória diante de um Galo apático.
Agora, o Alvinegro paulista torce por uma vitória do rival Santos sobre o Vitória, para tentar se estabelecer de vez como um dos times que não brigam mais contra o rebaixamento. As duas equipes se enfrentam nesta segunda-feira, às 21h30 (de Brasília), na Vila Belmiro.
Com o resultado, o Corinthians deu uma resposta à Fiel Torcida e voltou a vencer após a amarga derrota no clássico contra o Santos. O Timão ganhou um alívio e voltou a abrir distância da zona de rebaixamento, alcançando a 12ª posição, com 36 pontos – abriu oito a mais em relação ao Vitória, que abre o Z4 e ainda joga na rodada.
Live
Live