
Gazeta Esportiva.com
·25 September 2025
Análise: Palmeiras supera tensão, vira sobre o River e prova força em busca do tetra Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·25 September 2025
Por Victória Romanelli
A virada por 3 a 1 sobre o River Plate não só garantiu a vaga do Palmeiras na semifinal da Libertadores de 2025, mas também foi responsável por elevar o moral da equipe de Abel Ferreira, que briga pelo tetracampeonato do torneio continental. Campeão de duas das últimas cinco edições, o Verdão provou sua força no futebol sul-americano e deixou recado para rivais.
O Palmeiras entrou em campo precisando apenas do empate para avançar. Na ida, a equipe brasileira venceu o time argentino por 2 a 1, em Buenos Aires. Mas, antes dos dez minutos de jogo, um banho d’água fria: gol do River Plate aos seis minutos. E foi logo na primeira chegada ao ataque dos argentinos. Salas aproveitou a cobrança de falta na área e fez de cabeça. Antes, o Verdão já havia criado chances para sair na frente.
Desenhava-se um cenário ruim para o Verdão, que quase teve os flashbacks da semifinal de 2020. O River Plate entrou determinado a buscar a vaga e conseguiu, além de encaixar bem sua marcação, baixar a intensidade palmeirense em sua casa. Encaixotado e vítima da cera argentina, o Palmeiras quase não conseguiu criar e, com isso, passou tentar ligações diretas, mal sucedidas.
Mesmo com um cenário desfavorável e com muito jogo pela frente, o Palmeiras precisou ter cabeça fria para conseguir levar perigo à meta do River e dar trabalho para Armani, como fez em tentativas de Piquerez e Vitor Roque. Enquanto isso, os argentinos seguiam em busca de ampliar, mas esbarraram em Weverton, que fez grande defesa em finalização de Castaño.
A conversa no vestiário rendeu e o mesmo Palmeiras voltou para o segundo tempo mais ousado e conseguiu empatar o jogo aos seis minutos. Tudo o que precisava para inflamar o Allianz Parque. Vitor Roque tentou de cabeça, Armani defendeu com rebote, e o camisa 9 concluiu para o gol. A igualdade no placar esquentou ainda mais o jogo, que contou com uma confusão à beira do campo após um desentendimento de Vitor Roque e Acuña.
Aproveitando-se da vantagem, o Palmeiras foi segurando o jogo, mas ainda via o rival incomodar. Nos acréscimos, tudo foi definido. Facundo Torres saiu em contra-ataque, invadiu a área e sofreu o pênalti, lance que culminou na expulsão de Acuña, que já estava amarelado. Flaco López converteu a cobrança e tranquilizou o jogo. Dois minutos depois, o argentino encobriu Armani e fez o terceiro para sacramentar a classificação palmeirense.
Com o resultado, o Verdão volta a disputar a semifinal da Libertadores depois de cair nas oitavas em 2024. Essa será a quinta sob comando de Abel Ferreira. Com o português no comando, o Verdão disputou a semifinal em 2020, 2021, 2022 e 2023.
Agora, o Palmeiras espera o vencedor de LDU x São Paulo, que se enfrentam nesta quinta-feira, no Morumbis. O time equatoriano venceu o primeiro jogo por 2 a 0. As semifinais estão marcadas para acontecer entre os dias 22 e 29 de outubro.