Nosso Palestra
·5 July 2025
Análise: Palmeiras tem tempos distintos, mas falha de Weverton compromete

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·5 July 2025
O Palmeiras entrou em campo contra o Chelsea, da Inglaterra, nesta sexta-feira (4) sem Piquerez e Gómez, suspensos, e Murilo, lesionado. No entanto, mesmo com uma defesa alternativa, a falha que culminou na eliminação foi do goleiro Weverton, mais experiente atleta da equipe titular.
É bem verdade que a defesa do Palmeiras pouco funcionou durante os 90 minutos. Giay, Micael e Vanderlan fizeram partida abaixo, especialmente no primeiro tempo, e deram espaços demais aos atacantes do Chelsea. Bruno Fuchs, que já havia sido titular contra o Botafogo, se salvou.
Weverton fazia partida discreta, sem grandes defesas, mas seguro. Aos 38 minutos da etapa final, em tempo que o Palmeiras havia sido superior, a finalização de Gusto na ponta da área desviou em Giay e Weverton aceitou. A Fifa assinalou gol contra do goleiro, que poderia ter feito algo melhor no lance. Apesar do desvio, a bola foi em direção do camisa 21, que não conseguiu ser ágil na jogada.
Para além da falha do goleiro, o Palmeiras não fez uma apresentação de encher os olhos, especialmente no começo do jogo. Na primeira etapa, o Chelsea jogou e o Palmeiras assistiu e sequer levou perigo à meta de Sanchez.
O time inglês atacou pelo lado direito e explorou as muitas deficiências de Vanderlan e Micael, lado esquerdo da defesa palestrina. O gol solitário de Palmer, no entanto, saiu de jogada centralizada. Chalobah achou o meia e finalizou firme no canto.
Weverton em ação contra o Chelsea pela Copa do Mundo de Clubes (Foto: Cesar Greco / Palmeiras)
A postura foi muito aquém do que se pedia em uma Copa do Mundo de Clubes, digna de piores momentos da equipe de Abel Ferreira na temporada. Engolido taticamente, foram nove chutes do time inglês nos 45 minutos iniciais contra dois palmeirenses e mais que o dobro de passes: 301 a 135, segundo o ‘SofaScore’.
Na segunda etapa, o Palmeiras foi corajoso e mudou a postura em campo, sendo inclusive superior ao adversário. O bom momento foi premiado com gol de Estêvão, em jogo que marcou sua despedida da equipe, justamente para defender o Chelsea.
Mesmo com o empate, a equipe de Abel Ferreira continuou em cima e criou chances para virar o jogo, especialmente com a entrada de Paulinho.
O banho de água fria foi o gol já nso minutos finais, com a falha de Weverton, que não pode ser o único culpado pela eliminação, até pelo primeiro tempo terrível da equipe, mas se tornou uma das figuras da derrota.
Se a mão do zagueiro Luan tirou o título mundial do Palmeiras há três anos, no Mundial de Clubes de 2021, em fevereiro de 2022, contea o mesmo Chelsea, e a saída errada de Marcos fez o Verdão perder a final contra o Manchester United em 1999, a falha do atual goleiro também constará nos livros de história, mesmo com a pior atuação coletiva entre os três episódios.
Agora, o Chelsea pegará na semifinal o único brasileiro que restou no Mundial, o Fluminense. O jogo será na próxima terça-feira, às 16h (de Brasília), no MetLife Stadium, em East Rutherford.
O Palmeiras se despede da Copa do Mundo de Clubes e agora volta a campo para o restante da temporada, em jogos pelo Campeonato Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil. A próxima partida será no dia 16 de junho (quarta-feira) às 19h (de Brasília), diante do Mirassol, pelo Campeonato Brasileiro.
Live
Live
Live
Live