Análise pré-jogo: estilos antagônicos marcam duelo entre Ceará x Flamengo | OneFootball

Análise pré-jogo: estilos antagônicos marcam duelo entre Ceará x Flamengo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·2 August 2025

Análise pré-jogo: estilos antagônicos marcam duelo entre Ceará x Flamengo

Article image:Análise pré-jogo: estilos antagônicos marcam duelo entre Ceará x Flamengo

Neste fim de semana, o Flamengo viaja até Fortaleza com a missão de defender a liderança do Brasileirão. O adversário da vez é o Ceará, em um duelo que promete um verdadeiro choque de estilos. De um lado, o Rubro-Negro, com a maior média de posse de bola da competição (59,4%); do outro, o time cearense, que menos fica com a bola nos pés em toda a Série A (44,2%). Os dados são do "ge".

Ainda que o decisivo jogo de volta pela Copa do Brasil contra o Atlético-MG se aproxime, a expectativa é de que o Flamengo entre em campo com força máxima. A diretoria e a comissão técnica já deixaram claro que a prioridade do clube na temporada é a disputa do Brasileirão e da Libertadores, e cada ponto é crucial na corrida pelo título.


OneFootball Videos


O Ceará chega embalado por uma vitória expressiva sobre o antigo líder Cruzeiro, em pleno Mineirão. No entanto, o histórico do confronto em seus domínios aponta para um favoritismo do Flamengo.

Em sete jogos disputados na capital cearense pela Série A desde 2006, o time da casa venceu apenas uma vez, em 2020. Foram três vitórias do Mengão e três empates.

Força do Flamengo como visitante

Os números do Flamengo fora de casa impressionam e sustentam o otimismo. O time ostenta a segunda melhor campanha como visitante, com quatro vitórias, um empate e duas derrotas, um aproveitamento de 62%.

Com nove gols marcados (segundo melhor ataque) e apenas cinco sofridos (terceira melhor defesa), a equipe mostra equilíbrio e solidez longe de seus domínios. A defesa, em especial, não foi vazada em 43% dos jogos fora, o terceiro melhor desempenho do campeonato jogando longe do Maracanã.

Em contrapartida, o Ceará tem apenas a 13ª melhor campanha como mandante. Apesar de uma defesa relativamente sólida em casa (sexta melhor, com 0,75 gols sofridos por jogo), seu ataque tem sido pouco produtivo, sendo o quarto pior da competição em seus domínios, com apenas oito gols marcados.

Bola aérea pode salvar novamente

O caminho para a vitória do Flamengo pode estar no alto. Nas últimas rodadas, sete dos 14 gols marcados pela equipe surgiram de jogadas aéreas. Esta é justamente a maior fragilidade do adversário. O Ceará sofreu 10 de seus 14 gols no campeonato em lances pelo alto.

Com a segunda melhor eficiência ofensiva como visitante (um gol a cada 7,9 finalizações), contra um Ceará que é apenas o oitavo mandante que mais cede finalizações, a tendência é que o Flamengo crie volume e encontre espaços. Se souber explorar a bola aérea, a chance de voltar para o Rio de Janeiro com mais três pontos na bagagem e a liderança garantida é enorme.

View publisher imprint