Gazeta Esportiva.com
·12 February 2026
Análise: São Paulo faz jus à apelido, domina Grêmio do início ao fim e tem melhor atuação do ano

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·12 February 2026

O São Paulo fez jus ao apelido de soberano e teve sua melhor atuação do ano na vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio na última quarta-feira, no Morumbis, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor paulista dominou o rival do primeiro ao último minuto e mostrou que pode competir quando e contra quem quiser. A grande notícia, além do resultado imponente, foi o trio formado por Lucas, Luciano e Calleri, que brilhou.
Com a ausência de Arboleda, o técnico Hernán Crespo decidiu apostar no retorno da linha com quatro defensores, tendo uma dupla de zaga formada por Alan Franco e Sabino. Já o trio ofensivo, na verdade, foi mais uma dupla. Lucas iniciou o jogo como um meia-atacante, com liberdade para ora cair pela direita, ora atuar pelo centro, para municiar os dois centroavantes: Luciano e Calleri.
Os primeiros movimentos da partida mostraram um São Paulo um tanto polivalente, com possibilidade de apostar nos contra-ataques ou também na retenção da posse. Lucas Moura, com muita liberdade para arrancar e se movimentar, foi bastante participativo nos minutos iniciais. O Tricolor, inclusive, chegou à área do rival duas vezes em menos de sete minutos, mas não conseguiu concluir a gol.
A postura do Tricolor chamou a atenção. Depois de um início mais morno, o São Paulo engatou outra marcha e passou a levar perigo ao gol do Grêmio, com duas chances criadas em menos de cinco minutos. Ambas acabaram anuladas por diferentes motivos, mas fato é que os donos da casa passaram a ser superiores. A capacidade ofensiva e de construção da equipe foi recompensada em um lançamento de Marcos Antônio, que enxergou a infiltração de Danielzinho. O meia invadiu a área e sofreu pênalti, este convertido por Lucas.
A partir daí, o São Paulo cresceu no duelo e passou a empilhar chances. O Tricolor fez um primeiro tempo muito sólido e soube aproveitar, especialmente, dos espaços na linha de marcação do Grêmio, com muitas infiltrações e bolas nas costas do zagueiro. Além de não ter sofrido defensivamente contra um ataque em boa fase, ganhou quase todos os duelos no meio-campo e criou oportunidades para sair de campo com uma vantagem ainda maior, pecando apenas na eficiência.
O segundo tempo começou com uma ótima notícia para o São Paulo, que soube aproveitar a fragilidade defensiva do Grêmio e, sobretudo, a partida ruim de Wagner Leonardo. Calleri foi lançado e segurado pelo zagueiro gremista, que já tinha o cartão amarelo. O árbitro mostrou o segundo amarelo e expulsou o defensor, deixando o Tricolor paulista com um a mais por toda a etapa final.
Com mais espaço e um jogador a mais, o São Paulo fez o que sabe fazer de melhor: trabalhar a bola e armar triangulações. Foi em uma dessas jogadas bem trabalhadas, de aproximação, que o Tricolor ampliou a vantagem no marcador com um gol de Calleri. O time ainda teve chance de marcar o terceiro, mas Luciano parou em Weverton e desperdiçou a cobrança de pênalti.
Depois disso, o Tricolor ainda teve mais oportunidades de aumentar a vantagem – Tapia, inclusive, perdeu um gol embaixo da trave -, mas não conseguiu. Ainda assim, controlou o resultado, dominou o rival gaúcho do início ao fim e saiu do Morumbis com três pontos importantíssimos, que certamente farão a diferença lá na frente.
Fato é que o Grêmio foi inofensivo contra o São Paulo, que se portou muito bem em todos os setores do campo. O jogo desta quarta-feira foi um dos melhores – senão o melhor – da equipe tricolor nesta temporada até o momento. Dominante, criativo e soberano: este foi o Tricolor de Hernán Crespo contra o Grêmio. Com todas as peças à disposição, o time são-paulino deu sinais de que pode voltar aos holofotes em breve se mantiver o mesmo nível.
Com o resultado, o São Paulo ampliou a série invicta na temporada e chegou ao quinto jogo sem saber o que é perder, com quatro vitórias e um empate. Além disso, o Tricolor paulista também alcançou os sete pontos e dormirá na liderança do Campeonato Brasileiro, mantendo a invencibilidade no torneio.
Live









































