Esporte News Mundo
·3 September 2025
Ancelotti volta a justificar ausência de Neymar: “Decisão técnica que se baseia em muitas coisas”

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·3 September 2025
— Continua depois da publicidade —
O técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, voltou a falar nesta quarta-feira (3) sobre a ausência de Neymar na convocação. O motivo de não ser chamado para enfrentar Chile e Bolívia nas últimas rodadas das eliminatórias gerou conflito de versões entre o jogador e o treinador, que foi novamente questionado.
– É normal. Acredito que seja a verdade. É uma decisão técnica que se baseia em muitas coisas. No que o jogador está fazendo, no que já fez, e também no problema que ele teve.
– Quando eu falo do critério físico, é um critério que toda comissão acha muito importante. Já disse em outra coletiva que ninguém pode discutir Neymar a nível técnico. O que estamos avaliando a cada dia, a cada jogo, é a condição física. Não só dele, mas de todos os jogadores que estão aqui. A verdade é que essa seleção tem muita concorrência. Pensamos que a seleção do Brasil tem 70 jogadores que podem estar na Copa do Mundo.
A convocação para a Data FIFA de setembro aconteceu no dia 25 de agosto, quando Neymar se recuperava de um edema na coxa. O Santos comunicou a CBF do problema, mas já previa retorno no último domingo, diante do Fluminense, na Vila Belmiro, algo que aconteceu.
O craque do Peixe chegou à oitava das últimas nove partidas pelo clube. Ele esteve fora apenas por suspensão, contra o Bahia. O histórico fez com que Neymar não hesitasse em desvincular a ausÊncia da lista de Ancelotti de questões físicas ou médicas:
– Acho que fiquei fora por opção técnica mesmo, acho que não tem nada a ver de condição física. É a opinião do treinador e eu respeito. Já que estou de fora, basta torcer pela nossa Seleção para que eles possam fazer bons jogos.
A declaração soou como um tom de resposta ao treinador italiano, que entre as justificativas para a não convocação, citou o problema médico no dia 25:
– Nessa segunda convocação há novos jogadores. Neymar não está, ele teve um pequeno problema na última semana. Mas Neymar não precisamos testá-lo, todo mundo conhece Neymar, a comissão, a Seleção, os torcedores do Brasil conhecem Neymar.
Maior artilheiro da história da Seleção com 79 gols, Neymar não veste a amarelinha desde o dia 17 de outubro de 2023, quando rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho ainda no primeiro tempo da derrota por 2 a 0 para o Uruguai, em Montevidéu.
Sem Neymar em campo, e classificado para a Copa, o Brasil enfrenta o Chile nesta quinta-feira (4), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã. Depois, os comandados de Ancelotti visitam a Bolívia, na terça (9), às 20h30, para encerrar a participação nas eliminatórias.