Portal dos Dragões
·7 October 2025
André Villas-Boas: “O maior elogio que podemos fazer ao FC Porto é ver o Benfica na sua postura defensiva que teve no Dragão”

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·7 October 2025
André Villas-Boas comentou o empate entre o FC Porto e o Benfica, elogiando a equipa orientada por Francesco Farioli. Na Gala Portugal Football Globes, o presidente dos dragões acusou Trubin, Richard Ríos e Enzo Barrenchea de recorrerem a perdas de tempo:
«Jogo bem disputado, difícil, não tão intenso como são os clássicos. O maior elogio que podemos fazer ao FC Porto é ver o Benfica na sua postura defensiva que teve no Dragão e jogadores como Trubin, Ríos e Enzo a perderem tempo para sacarem um empate no Dragão. É o maior elogio à evolução radical do FC Porto de um ano para o outro. Dá-nos boas sensações para o futuro».
«Evidentemente é muito prematuro, o nosso foco é vencer este campeonato, e para isso mantermos esta vantagem, mas com os pés bem assentes na Terra. Mourinho cumprimentou-me? Cruzámo-nos quando ele ia para a conferência de Imprensa e houve um abraço entre duas pessoas que se conhecem muito bem», prosseguiu André Villas-Boas.
André Villas-Boas elogiou também José Mourinho e salientou que o FC Porto defrontou «vários jogadores» com vencimentos acima de «oito milhões de euros»:
«Mourinho é um ultra vencedor em vários campeonatos, tem um currículo invejável e o melhor entre treinadores portugueses. Isso valoriza o que foi feito pelo FC Porto neste jogo, com uma equipa jovem a defrontar uma equipa experimentada, de valor incalculável, com vários jogadores a receberem acima de oito milhões de euros. Demonstra o que está a fazer o FC Porto e os seus jovens, potenciados pelo nosso treinador. Ainda por cima contra uma equipa treinada por um treinador como Mourinho».
«É muito prematuro. Vamos na 8.ª jornada, falta muito campeonato. Se mantivermos esta postura, estamos confiantes de que podemos chegar ao título, mas falta muito trabalho e muitos jogos pela frente. O FC Porto tem de manter esta postura de lutar contra tudo e contra todos, manter a união à volta do clube, com os adeptos. Compromisso com a vitória é para levar até ao fim. Temos uma boa vantagem, mas nada significante à 8.ª jornada. Falta muito campeonato».
«Se estou surpreendido com o impacto do treinador? Pela forma como terminámos a época passada, tínhamos de ter impacto imediato, caso contrário o FC Porto não se iria encontrar com os títulos que bem precisa. Farioli tem feito um trabalho excecional e só foi possível ao FC Porto ir buscá-lo ao mercado porque perdeu o campeonato com o Ajax. Noutras condições, ou ainda estava no Ajax, ou já estaria noutros campeonatos. É um treinador jovem, ambicioso e estamos agradecidos. Queremos servi-lo da melhor forma possível, não só com o plantel, mas com toda a estrutura».
Na Gala Portugal Football Globes, André Villas-Boas anunciou que o FC Porto irá apresentar queixa pela agressão de Pavlidis e dirigiu críticas a Frederico Varandas (presidente do Sporting) e a Pedro Proença (presidente da Federação Portuguesa de Futebol).