MundoBola
·9 January 2026
Aos 44 anos, Nenê deixa o Juventude e é anunciado por clube da Série C

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·9 January 2026

O Botafogo-PB anunciou, nesta sexta-feira (9), a contratação do meia Nenê, que estava no Juventude. Aos 44 anos, o experiente jogador chega como o “jogador de parar aeroporto” prometido pelo Alvinegro da Estrela Vermelha para a temporada 2026.
Segundo Fillipe Félix, investidor da SAF do Belo, Nenê assinou contrato válido por um ano. O clube paraibano ainda oficializou o acordo nesta tarde em publicação nas redes sociais.
Antes, o Botafogo-PB divulgou um vídeo sugerindo a chegada do reforço, com a mensagem de que o “maestro está chegando”.
Ao longo da carreira, Nenê defendeu clubes tradicionais do futebol brasileiro, como Santos, Vasco, Fluminense e São Paulo. O meia também construiu trajetória relevante no exterior.
Fora do país, o jogador atuou por Mallorca, Alavés, Mônaco, PSG, West Ham e Al-Gharafa, do Catar, acumulando experiência em grandes ligas.
Nenê construiu uma trajetória marcante no Vasco a partir de 2015, quando chegou em meio à luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Camisa 10 e protagonista, foi decisivo no segundo turno, marcou nove gols na Série A e terminou a temporada como Craque da Galera, mesmo sem conseguir evitar a queda.
Em 2016, o meia viveu um dos melhores momentos da carreira no clube cruzmaltino. Foi 'líder técnico' na conquista do Campeonato Carioca invicto e teve papel central no acesso à Série A, com gols, assistências e atuações decisivas na Série B.
No ano seguinte, Nenê seguiu importante no Vasco, contribuindo diretamente para a classificação à Libertadores de 2018. Em 2018, após o início da temporada no Rio, o jogador foi negociado com o São Paulo, onde rapidamente assumiu protagonismo no meio-campo.
Pelo Tricolor Paulista, Nenê foi destaque em 2018, com gols importantes no Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Brasileirão, incluindo atuações decisivas em clássicos. O vínculo com o clube foi encerrado em julho de 2019, após um ano e meio no Morumbi.
Em 2020, o meia acertou com o Fluminense, onde viveu nova fase relevante. Foi vice-campeão carioca, artilheiro da Copa do Brasil e peça-chave na campanha que levou o clube à Libertadores. Em 2022, retornou ao Vasco, sendo fundamental no acesso à Série A, encerrando sua história no clube como um dos maiores nomes do século 21.









































