Após décadas fora da Copa, Iraque e Emirados Árabes lutam por nova chance | OneFootball

Após décadas fora da Copa, Iraque e Emirados Árabes lutam por nova chance | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Esporte News Mundo

Esporte News Mundo

·13 November 2025

Após décadas fora da Copa, Iraque e Emirados Árabes lutam por nova chance

Article image:Após décadas fora da Copa, Iraque e Emirados Árabes lutam por nova chance

Brigando pela vaga na repescagem intercontinental, o Iraque vai encarar os Emirados Árabes Unidos, em duelo de ida e volta. Ambas as equipes buscam voltar a disputar uma Copa do Mundo após um longo período ausentes da competição.

Os iraquianos não se classificam para um mundial desde 1986, México, enquanto os emiradenses não se classificam para uma Copa desde 1990, quando o toneio foi disputado na Itália. Por conta disso, o duelo é importante para os dois países.


OneFootball Videos


O Iraque foi uma das surpresas das eliminatórias asiáticas, tendo batido na trave duas vezes na busca por uma vaga direta. A seleção teve um começo forte de ciclo com o técnico Jesús Casas, mas acabou perdendo o fôlego e ficou a um ponto da Jordânia, que conquistou sua vaga.  Além disso, perdeu outra vaga direta para a Arábia Saudita, na outra repescagem, no saldo de gols.

Agora, os iraquianos são comandados pelo australiano Graham Arnold, ex-técnico da Austrália. Para o duelo decisivo, o ex-atacante convocou uma seleção com muitos jogadores da diáspora do país na Europa, caso meia Zidane Iqbal, ex-Manchester United e autor do gol decisivo contra a Indonésia.

Por outro lado, chega os Emirados Árabes Unidos, que perdeu o Catar por 2 a 1 e o chegar na repescagem intercontinental. Nos últimos anos, o país do golfo tem passado por largo processo de naturalização de diversas nacionalidades que visava inicialmente à classificação para a Copa de 2022.  Ele começou com as naturalizações dos atacantes brasileiros Caio Canedo e Fábio Lima, além do centroavante argentino Sebastián Tagliabúe.

Apesar de não ter cumprido seu objetivo inicial com a derrota para a Austrália na repescagem continental em 2022, o processo continuou neste ciclo com foco em jovens. Com isso, nomes como o do zagueiro Lucas Pimenta, o lateral Marcos Meloni e atacatentamnte Co atacanteaio Lucas foram naturalizados.

Os emiradenses também tiveram suas chances de conquistar as vagas, mas perderam para Irã e Uzbequistão na fase de grupos. Na última repescagem, viu uma derrota amarga por 2 a 1 para o Catar mandar a seleção para o confronto decisivo.

Para enfrentar os iraquianos, o técnico romeno Cosmin Olaroiu chamou uma seleção com apenas dez naturalizados, menor do que em outras Datas Fifa. o atacantentre eles estão os atacantes Caio Canedo e Caio Lucas, além de Pimenta e Meloni.

Article image:Após décadas fora da Copa, Iraque e Emirados Árabes lutam por nova chance

Caio Lucas e Caio Canedo comemorando o gol da vitória da Seleção Emiradense sobre Omã (Foto: Divulgação/Seleção Emiradense)

Os Emirados Árabes vão mandar o primeiro jogo em casa, no estádio Mohamed bin Zayed, em Abu Dhabi. A volta será disputada no próximo dia 18 no Iraque.

View publisher imprint