Esporte News Mundo
·23 November 2025
Após o vice na Sul-Americana, qual é o futuro do Atlético-MG?

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·23 November 2025

No último sábado (22), o Atlético-MG perdeu o título da Copa Sul-Americana para o Lanús. Considerada uma final extremamente morna, a decisão foi para os pênaltis e o time argentino levou a melhor, vencendo o Galo por 5 x 4, deixando o time mineiro com mais um vice em menos de um ano.
Após essa derrota amarga, fica um questionamento: o que pode acontecer com o Atlético? Agora, o foco do clube é o restante do Campeonato Brasileiro, com mais quatro jogos pela frente, mas será que os comandados de Sampaoli ainda terão chance de disputar mais uma competição continental? Ainda há riscos de rebaixamento?
Antes de mais nada, é importante falar sobre o desempenho do Galo no Brasileirão. Após o novo Mundial de Clubes, que aconteceu entre os meses de junho e julho, o Atlético obteve o pior desempenho na competição e chegou a ficar muito próximo da zona do rebaixamento. Atualmente, sem uma sequência sólida, mas melhorando gradualmente, o clube mineiro ocupa a 11ª colocação.
Segundo o departamento de matemática da UFMG, os atleticanos podem ficar tranquilos: a probabilidade de um rebaixamento do Atlético-MG é de 0.0279%, um número bem baixo para um clube que chegou a ver o Z-4 através do “retrovisor” na tabela do Campeonato Brasileiro.
Quanto à classificação para a Libertadores através do Brasileirão, as chances também são baixas, alcançando 0.29%. Por outro lado, a probabilidade do Galo garantir uma vaga direta para mais uma edição da Copa Sul-Americana é de 89%, ficando atrás somente do Corinthians (95.1%), Bragantino (93.9%) e São Paulo (92.2%).
Sem muito tempo para pensar em descanso, o próximo jogo do Atlético-MG é nesta terça-feira (25), contra o Flamengo, na Arena MRV, a partir das 21h30 (horário de Brasília). A partida é válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.


Live







































