Mercado do Futebol
·26 November 2025
Após passagens por EUA e Itália, meio-campista brasileiro ganha destaque na Suécia e acerta com novo clube no país; conheça

In partnership with
Yahoo sportsMercado do Futebol
·26 November 2025

É cada vez mais comum ver jovens jogadores brasileiros migrarem cedo para o exterior, antes mesmo de chegar ao profissional. Um desses casos é o de Eduardo Expedito, meio-campista de 20 anos, que construiu praticamente toda a sua trajetória nas categorias de formação dos Estados Unidos, Itália e Suécia. No último final de semana, ele foi anunciado pelo IK Tord, onde fará sua segunda temporada consecutiva no futebol escandinavo.
“Estou muito feliz com essa nova etapa e motivado para vestir a camisa do IK Tord. Chego com muita vontade de mostrar meu trabalho, conquistar meu espaço e contribuir para que a equipe alcance seus objetivos na temporada. Já estou adaptado ao futebol sueco e vou dar meu máximo para corresponder às expectativas”, comentou.
Formado por quase nove anos no sistema de base norte-americano, Eduardo deixou o Brasil ainda criança e se desenvolveu na MLS Next, o principal modelo de formação dos EUA. Aos 18 anos, recebeu um convite do Leixões, de Portugal, onde treinou por um mês junto à equipe, mas não pôde assinar contrato devido à exigência de um visto europeu, documentação que ainda não possuía na época.
Com o processo de cidadania italiana em andamento, Eduardo seguiu para o Rovereto, na Itália, aos 19 anos, onde permaneceu por seis meses. Em 2023, realizou um teste no Santos para integrar o Sub-20, mas, após quase um mês no clube, contraiu dengue e chegou a correr risco de internação. A recuperação prolongada o fez perder espaço, resultando na dispensa. Em seguida, passou por Mirassol e Ferroviária.
Em 2025, surgiu a oportunidade de atuar na Suécia, inicialmente pelo Borens IK e, depois, pelo Mjölby, onde “deslanchou”, marcando gols na estreia e também no segundo jogo, um derby local. Meses depois, seu desempenho chamou atenção do IK Tord, clube com o qual acertou e defenderá durante a temporada 2025/26.


Live







































