
Gazeta Esportiva.com
·9 October 2025
Após pedido do São Paulo, CBF recebe aval da Fifa para divulgar decisões sem revisão no VAR

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·9 October 2025
A CBF recebeu aval da Fifa para divulgar áudios e vídeos de decisões tomadas pela arbitragem em lances sem revisão na cabine do VAR durante as partidas. A CBF realizou a consulta formal à entidade que rege o futebol mundial a pedido do São Paulo.
Insatisfeito com a arbitragem na derrota por 3 a 2 diante do Palmeiras, sofrida no último domingo, pelo Campeonato Brasileiro, o São Paulo solicitou à CBF a divulgação dos áudios em lances polêmicos nos quais o árbitro Ramon Abatti Abel não foi chamado para revisão por Ilbert Estevam da Silva, responsável pelo VAR.
Motivada pelo pedido do São Paulo, a CBF consultou a Fifa e recebeu autorização para divulgar os áudios e vídeos também de lances sem revisão protocolar. Eles serão disponibilizados em até 24 horas após o término das partidas, respeitando acordo com a entidade que rege o futebol.
“Argumentamos que apresentar as checagens de grande impacto, mesmo sem ida do árbitro à cabine, reforçaria a integridade de nossas competições. Recebemos a liberação, para fins de instrução e transparência”, disse Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF.
Na nota em que confirmou o aval da Fifa, a CBF não informou se os áudios dos lances do Choque-Rei sem revisão protocolar serão divulgados publicamente. Ainda assim, Rui Costa, executivo de futebol do São Paulo, chegou a ouvi-los durante reunião virtual com integrantes da CBF.
O São Paulo reclama de um pênalti não marcado de Allan sobre Tapia e queria Andreas Pereira expulso por entrada dura em Marcos Antônio. Horas após a partida, a Comissão de Arbitragem decidiu afastar os árbitros Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam da Silva para período de aperfeiçoamento.