Coluna do Fla
·23 November 2025
Após suspensão do árbitro Abatti Abel, Palmeiras cai de rendimento e não vence mais no Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·23 November 2025

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) suspendeu por 40 dias o árbitro Ramon Abatti Abel depois dos erros a favor do Palmeiras no clássico diante do São Paulo. Após isso, o time palmeirense caiu de rendimento e não conseguiu mais vencer no Brasileirão.
Ramon Abatti Abel foi suspenso na última quarta-feira (19) devido aos erros na 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois disso, o Palmeiras empatou com Vitória e Fluminense, vendo o Flamengo disparar na liderança do torneio nacional.
O São Paulo vencia o Palmeiras por 2 a 0, até Ramon Abatti Abel marcar um pênalti para o Palmeiras que não ocorreu. Assim, a equipe comandada por Abel Ferreira virou o confronto, gerou repercussão nacional e seguiu na luta pelo título.
No entanto, com a suspensão de Ramon Abatti Abel na última quarta-feira (19), os árbitros passaram a temer cometer erros. Dessa forma, o Palmeiras caiu de rendimento e empatou os dois jogos que disputou, diante de Vitória e Fluminense.
De acordo com o STJD, Ramon Abatti Abel, árbitro do jogo, e Estevam da Silva, que era o VAR, infringiram o artigo 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O código trata da omissão no cumprimento das regras do confronto.
Sem vencer há dois jogos, o Palmeiras viu o Flamengo disparar na liderança do Campeonato Brasileiro. No último sábado (22), o time rubro-negro superou o Red Bull Bragantino por 3 a 0 e chegou aos 74 pontos, contra 70 dos rivais.
Agora, o Flamengo já pode ser campeão do Campeonato Brasileiro na próxima rodada, em caso de combinação de resultados. Isso porque, o Mengo precisa vencer o Atlético-MG, na Arena MRV, na terça-feira (25), enquanto o Palmeiras não pode triunfar contra o Grêmio. Por fim, ambos os jogos começam às 21h30 (horário de Brasília).









































