MundoBola Flamengo
·11 September 2025
Arbitragem de Juventude x Flamengo será de Raphael Claus, pivô de polêmicas

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·11 September 2025
A arbitragem de Juventude x Flamengo será comandada pelo árbitro Raphael Claus. O juiz recheado de polêmicas em jogos do Rubro-Negro foi o escolhido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o jogo deste domingo (14), às 16h, no Alfredo Jaconi, pela 23ª rodada do Brasileirão.
Claus vai apitar o 47º jogo do Flamengo em sua carreira, o time que mais apitou na carreira. Ele trabalhou em três partidas neste ano: empate com o Vasco e vitória sobre o Fluminense, no Brasileirão, e derrota para o Atlético-MG na Copa do Brasil. A CBF vai anunciar em breve a escala completa com os assistentes.
Muito criticado por rubro-negros, o árbitro é sempre motivo de reclamação quando escalado. Torcedores do Flamengo criticaram muito o árbitro após clássico com o Fluminense em 2024, por exemplo. A partida terminou com derrota por 2 a 0, a primeira de Filipe Luís no comando da equipe.
O momento e o cenário do campeonato também contribuem para as críticas à escalação. Isso Porque o Rubro-Negro reclamou muito da arbitragem de Paulo Zanovelli, da Federação Mineira, após o empate com Grêmio. José Boto chegou a sugerir um padrão de marcações para prejudicar a equipe.
Um ponto curioso é a escolha de árbitros de federações diretamente ligadas aos principais concorrentes do Flamengo na tabela: Cruzeiro e Palmeiras. Após um árbitro da Federação Mineira, a CBF escala Raphael Claus, da Federação Paulista. A coincidência chama atenção pelo contexto, embora ainda não tenha gerado manifestações públicas por parte da diretoria ou da torcida.
O Flamengo tem 47 pontos e está isolado na liderança do Brasileirão. A distância para o Cruzeiro, vice-líder, é de três pontos. Vencer o Juventude, 18º colocado, garante pelo menos a manutenção da vantagem.
A partida deste sábado será a 47ª vez que Claus será árbitro principal em um jogo do Flamengo. E, apesar dos muitos erros, o Mengão ainda consegue ter histórico positivo em jogos com o juiz: 27 vitórias, 15 derrotas e somente quatro empates. Mas o que fica marcado são as falhas gritantes contra o Rubro-Negro.
Ainda em 2024, o juiz foi responsável por arbitragens ruins também em clássicos do Rubro-Negro contra Botafogo e Vasco. Além disso, em 2022, o time deixou a derrota para o Fluminense se queixando de um pênalti dado pelo árbitro que resultou no primeiro gol do rival, jogo com cinco expulsões e pouco tempo de bola rolando.
Mas esses clássicos são apenas exemplos das polêmicas que Raphael Claus já protagonizou. Recentemente, torcedores do Flamengo fizeram um compilado de erros do árbitro contra o time; confira: