Saudações Tricolores.com
·21 February 2026
Arbitragem passa por regime de concentração antes do clássico decisivo do Tricolor na semi do Carioca

In partnership with
Yahoo sportsSaudações Tricolores.com
·21 February 2026

As equipes de arbitragem responsáveis por conduzir as semifinais do Campeonato Carioca viverão uma rotina diferente antes da bola rolar. Os profissionais entrarão em regime de confinamento na véspera do duelo entre Vasco e Fluminense, assim como para o confronto entre Flamengo e Madureira.
No total, 22 oficiais — divididos em 11 para cada partida, englobando árbitros de campo, equipe do VAR, instrutores e gestores — se apresentaram na manhã de sábado no Centro de Treinamento do Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Saferj), localizado em Guaratiba, na Zona Oeste. O grupo permanecerá no local até o início da tarde de domingo, de onde partirá diretamente para os estádios. O clássico do Tricolor contra o Cruz-Maltino está marcado para as 18h, no Nilton Santos, enquanto o outro jogo da chave ocorre às 20h30, no Maracanã.
Jorge Rabello, coordenador técnico do DEAF-RJ, explicou a medida e ressaltou a busca pela padronização das decisões no momento crucial do torneio:
— A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, dentro do seu programa de investimento, educação e preparação contínua, concentrará as equipes de arbitragem para os jogos semifinais e final do Campeonato Carioca, no SAFERJ, Centro de treinamento dos Atletas. Entendo ser de fundamental importância nossa concentração. Teremos uma programação definida com o objetivo de aproximar critérios, visando entregar excelência aos jogos decisivos.
Durante o período de isolamento em Guaratiba, o cronograma dos juízes incluirá diversas atividades técnicas e físicas, tais como: trabalhos de ativação focados em tomada de decisão; práticas de mobilidade e equilíbrio; estudo de vídeos baseados nos conceitos da Fifa; alinhamento sobre o protocolo do VAR e linhas de intervenção; além de reuniões táticas específicas para os embates.
Vale lembrar que o Rio de Janeiro foi o estado precursor nesse modelo de preparação de árbitros no país, iniciando a prática em 2009 e mantendo-a nas temporadas recentes. A Ferj confirmou que a estratégia de concentração será repetida para os jogos de volta, no fim de semana seguinte, e também antecederá a grande decisão do Estadual, prevista para os dias 7 ou 8 de março.
Foto: Urbano Erbiste / FERJ
Live









































