Blog do São Paulo
·1 November 2025
Árbitro de assalto contra o São Paulo volta a trabalhar no Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsBlog do São Paulo
·1 November 2025

Siga o canal SÃO PAULO FC – NOTÍCIAS no WhatsApp: https://l1nk.dev/whatsappgrupospfc

Árbitro de assalto contra o São Paulo volta a trabalhar no Brasileirão
O árbitro Ramon Abatti Abel, afastado após uma atuação vergonhosa e que merece investigação profunda que inclusive gerou convocação ao STJD no clássico São Paulo 2×3 Palmeiras, no dia 5 de outubro de 2025, voltou a ser escalado em uma função inédita no Campeonato Brasileiro. Ele foi escalado como Assistente do Árbitro de Vídeo 2 (AVAR 2) para o jogo Mirassol x Botafogo, válido pela 31ª rodada da competição, no dia 1º de novembro, às 18h. Essa foi sua primeira atuação no VAR desde 2020.
A CBF explicou que Ramon passaria por “treinamento, aprimoramento e avaliação interna, para posterior retorno às atividades” após o clássico paulista, e desde então ele não havia sido mais escalado. Após esse jogo como AVAR 2, Ramon Abatti Abel foi escalado para apitar a partida Figueirense x Marcílio Dias, pela semifinal da Copa SC, no dia 2 de novembro.
No mesmo jogo Mirassol x Botafogo, o árbitro de vídeo será Daniel Nobre Bins, conhecido por decisões polêmicas envolvendo o Botafogo, incluindo revisões e validações controversas em partidas recentes da equipe. A equipe completa de arbitragem para Mirassol x Botafogo incluiu Jonathan Benkenstein Pinheiro como árbitro principal e outros assistentes e observadores conforme detalhado pela escala oficial.
Assim, Ramon Abatti Abel está retornando ao cenário nacional após punição com uma função diferente da tradicional arbitragem de campo.
Live


Live


Live


Live


Live

































