Blog do São Paulo
·6 October 2025
Árbitro relata palavrões de dirigentes do São Paulo após partida: Vai tomar no C

In partnership with
Yahoo sportsBlog do São Paulo
·6 October 2025
Siga o canal SÃO PAULO FC – NOTÍCIAS no WhatsApp: https://l1nk.dev/whatsappgrupospfc
Árbitro relata palavrões de dirigentes do São Paulo após partida: Vai tomar no C
O árbitro Ramon Abatti Abel relatou na súmula da partida entre São Paulo e Palmeiras um episódio de confronto verbal ocorrido logo após o apito final. Segundo o documento oficial, o diretor de futebol do São Paulo, Carlos Belmonte, e o executivo Rui Costa teriam se dirigido de forma ofensiva à equipe de arbitragem no túnel de acesso aos vestiários. O episódio aconteceu em meio ao clima de tensão após o clássico, marcado por críticas fortes às decisões do VAR.
De acordo com o relato de Abatti Abel, Belmonte teria dito: “Filma ele, a vergonha dele aí, o VAR não veio”. Já Rui Costa, segundo o árbitro, teria proferido palavras de baixo calão: “vai tomar no c*, uma vergonha”. Ambos os dirigentes foram identificados pelo delegado da partida, conforme consta na súmula entregue à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A presença e as manifestações dos dirigentes refletem a insatisfação do São Paulo com a condução da arbitragem no Choque-Rei. Durante e após o jogo, integrantes do clube demonstraram indignação com decisões consideradas polêmicas e cobraram explicações públicas sobre a atuação do VAR, que não foi consultado em lances questionados pelos jogadores e comissão técnica.
Com a citação em súmula, o caso deve ser analisado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que pode abrir processo para investigar a conduta dos dirigentes. Se condenados, Belmonte e Rui Costa podem ser punidos com multa e suspensão, conforme prevê o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O São Paulo ainda não se manifestou oficialmente sobre o conteúdo do relato feito pelo árbitro.
Ramon Abatti Abel, na súmula do jogo, citou Carlos Belmonte e Rui Costa:“Informo que no final do jogo, no túnel de acesso aos vestiário, se encontrava o Sr. Carlos Belmonte, que de maneira ofensiva proferiu as seguinte palavras: “Filma ele, a vergonha dele ai, o VAR não veio”, informo ainda que ao seu lado se encontrava o Sr. Rui Costa, que de maneira ofensiva proferiu as seguintes palavras: “vai tomar no c*, uma vergonha”, informo que ambos foram identificados pelo delegado da partida.”