Artur Jorge fala sobre evolução da equipe e aponta problemas em derrota: “Faltou eficácia” | OneFootball

Artur Jorge fala sobre evolução da equipe e aponta problemas em derrota: “Faltou eficácia” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Deus me Dibre

Deus me Dibre

·12 July 2026

Artur Jorge fala sobre evolução da equipe e aponta problemas em derrota: “Faltou eficácia”

Article image:Artur Jorge fala sobre evolução da equipe e aponta problemas em derrota: “Faltou eficácia”

Após a derrota por 3 a 1 para o Grêmio, neste domingo (12), no Mané Garrincha, o técnico Artur Jorge preferiu valorizar o processo de preparação do Cruzeiro durante a intertemporada. Em entrevista coletiva, o treinador destacou a evolução da equipe nas últimas semanas, explicou a utilização de praticamente todo o elenco no amistoso e avaliou que o principal problema da Raposa foi a falta de eficiência nas finalizações.

Para Artur Jorge, o amistoso não deve ser tratado como um parâmetro definitivo para o desempenho que o Cruzeiro apresentará na retomada da temporada. Segundo ele, o objetivo principal foi observar os jogadores em situação de jogo e ampliar a carga competitiva do elenco.


OneFootball Videos


“Estamos a fazer uma análise longa e temos que olhar o momento atual. Nós notamos uma evolução no comportamento da equipe. (O amistoso) serve exatamente para isso. Não posso estar aqui a dizer sobre aquilo que foi a preparação desse jogo ou o que desempenhamos sobre aquilo que ainda vamos ter. É descabido fazer uma semelhança entre um jogo e outro. Os jogadores que temos são os que têm trabalhado pelas oportunidades, e os jogos de preparação servem para ver todos competir.”

O treinador também explicou a decisão de rodar o elenco no segundo tempo, mantendo apenas o goleiro Otávio em campo. Segundo ele, a estratégia fazia parte do planejamento para distribuir minutos e avaliar todo o grupo antes da volta do Campeonato Brasileiro.

“Estes jogos permitem ter essa abrangência. É por isso que aos 70 minutos trocamos os 10 jogadores e só mantivemos o Otávio. Todos jogaram para que nós possamos ver os jogadores a competir contra adversários bons, como tivemos hoje, mas também ter minutagem num jogo que nunca é como um treino. Queremos dar intensidade à equipe, e falo de todos os jogadores, não apenas 10, 11 ou 13. Só assim faz sentido trabalhar e preparar o próximo dia 22, que é o que me preocupa.”

Ao analisar o desempenho dentro das quatro linhas, Artur Jorge afirmou que saiu satisfeito com a quantidade de oportunidades criadas, mas lamentou a falta de eficiência do Cruzeiro, que desperdiçou duas cobranças de pênalti e outras chances claras durante o amistoso.

“Criamos oportunidades, um volume de ocasiões que não dependeu de erros do adversário, como aconteceu no gol deles. Faltou eficácia. É continuar a trabalhar e treinar para que não só a eficácia surja, mas sobretudo a confiança. Temos jogadores experientes e com maturidade suficiente para continuar trabalhando. Haverá jogos em que criaremos três ou quatro oportunidades e faremos dois gols. Hoje nenhum de nós está satisfeito. Foi um jogo de preparação onde queríamos ganhar e não ganhamos.”

Com o período de preparação encerrado, o Cruzeiro agora concentra as atenções na retomada do Campeonato Brasileiro. A equipe volta a campo no próximo dia 22, às 21h30, quando enfrenta o Internacional, no Beira-Rio, pela 19ª rodada da Série A.

View publisher imprint