Atlético x Cruzeiro: curiosidades, prováveis escalações e arbitragem do superclássico mineiro | OneFootball

Atlético x Cruzeiro: curiosidades, prováveis escalações e arbitragem do superclássico mineiro | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Fala Galo

Fala Galo

·15 October 2025

Atlético x Cruzeiro: curiosidades, prováveis escalações e arbitragem do superclássico mineiro

Article image:Atlético x Cruzeiro: curiosidades, prováveis escalações e arbitragem do superclássico mineiro

Foto: Pedro Souza / Atlético

Por: Thiago Florêncio


OneFootball Videos


O Atlético enfrenta o Cruzeiro nesta quarta-feira (15), às 21h30, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na 14ª colocação, com 32 pontos, o time alvinegro precisa vencer para se afastar da zona de rebaixamento. Você pode assistir ao superclássico mineiro na TV Globo (TV aberta) ou no Premiere (Pay-Per-View). Confira todos os detalhes!

Entre lesões e suspensões, Sampaoli encara o desafio de montar o Galo para o superclássico

A equipe comandada por Jorge Sampaoli chega ao clássico pressionada por uma série de desfalques, entre lesões e convocações, que podem chegar a 12 ausências.

Confira a lista de baixas confirmadas ou prováveis:

Iván Román (zagueiro): fratura na mão esquerda (ainda é dúvida), Lyanco (zagueiro): ruptura do tendão de Aquiles esquerdo, Vitor Hugo (zagueiro): suspenso pelo 3º cartão amarelo, Júnior Alonso (zagueiro): convocado pela Seleção Paraguaia, Alexsander (volante): lesão no joelho direito, Patrick (volante): dores lombares, Alan Franco (volante): convocado pela Seleção Equatoriana, Igor Gomes (meia): suspenso pelo 3º cartão amarelo, Tomás Cuello (atacante): fratura na fíbula e lesões ligamentares, Caio Maia (atacante): ruptura de ligamento cruzado e menisco, Júnior Santos (atacante): lesão traumática no púbis e Rony (atacante): edema na coxa direita (ainda é dúvida).

O técnico argentino tem mandado a campo, uma equipe no esquema composto por três zagueiros, mas só tem Ruan, Vitão e Iván Román à disposição. Román, inclusive, pode atuar no sacrifício, dependendo da evolução da lesão na mão. O lateral-direito Saravia deve ser mantido na equipe titular. Já no meio-campo, Vera e Gabriel Menino são as únicas opções para compor a dupla de volantes. No comando de ataque, o retorno de Hulk é esperado, caso Rony não tenha condições de jogo.

Portanto, o provável time titular do Atlético tem: Everson; Saravia, Ruan, Vitão (Iván Román) e Guilherme Arana; Fausto Vera, Gabriel Menino e Gustavo Scarpa; Bernard, Dudu e Hulk (Rony). Técnico: Jorge Sampaoli.

Rival tem apenas um titular ausente e força máxima para o clássico

No outro lado da Lagoa, o rival, vive em uma situação totalmente oposta. Só tem o zagueiro Fabrício Bruno como desfalque do time titular, certo para o clássico, já que está com a Seleção Brasileira, no Japão, e não chegaria a tempo para o confronto. Jonathan Jesus e João Marcelo, são as opções para a vaga. Os outros desfalques são: Janderson (zagueiro): lesão ligamentar no joelho esquerdo. Fágner (lateral): fratura na fíbula da perna direita, Matheus Henrique (meia): fratura em duas costelas do lado esquerdo do tórax e Luis Sinisterra (atacante): edema muscular na coxa esquerda.

Entretanto, o técnico Leonardo Jardim contará com as voltas do lateral William, o volante Romero e o atacante Kaio Jorge. Ambos cumpriram suspensão na última rodada e estão disponíveis para o duelo contra o Atlético.

Portanto, o provável time titular do Cruzeiro tem: Cássio; William, Jonathan Jesus (João Marcelo), Villalba e Kaiki; Lucas Silva, Lucas Romero, Christian e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim.

Curiosidades do superclássico mineiro

Atlético e Cruzeiro se enfrentam há mais de um século. O primeiro duelo foi em 17 de abril de 1921, no estádio do Prado, hoje local do clube dos oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais, e desde então, o clássico virou parte da história do futebol mineiro. A maior goleada aconteceu em 1927, quando o Atlético venceu o então Palestra Itália por 9 a 2, com gols do lendário trio maldito. Mário de Castro marcou duas vezes, Said e Jairo fizeram três. Além do trio, Getúlio balançou a rede por uma vez.

O Mineirão foi inaugurado em 5 de setembro de 1965, entretanto, o Atlético amargou um jejum de 11 jogos sem vitórias no Gigante da Pampulha. O primeiro triunfo só veio em 1968, quando derrotou o Cruzeiro por 1 a 0. O gol foi marcado pelo ponta-direita Vaguinho.

O histórico atacante atleticano, Guará, é o maior artilheiro do confronto, com 26 gols. Do lado cruzeirense, Tostão e Dirceu Lopes são os maiores na história. O Gigante da Pampulha já recebeu públicos gigantes. Em 1969, mais de 123 mil torcedores viram o rival vencer por 1 a 0, o maior público do clássico até hoje.

Arbitragem

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) escalou Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG) para comandar o clássico mineiro, nesta quarta-feira, na Arena MRV. O árbitro mineiro será auxiliado por Bruno Boschilia (PR) e Rafael da Silva Alves (RS). No comando do árbitro de vídeo (VAR) estará Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC).

Zanovelli, tem 35 anos, e nesta temporada, comandou 14 partidas do Brasileirão, marcando 427 faltas e distribuindo 62 cartões amarelos, uma média de 4.43 (por jogo).

O árbitro já se envolveu em diversas polêmicas ao longo de sua carreira. No ano passado, por exemplo, teve pena ampliada de 15 para 30 dias, pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, por conta da não marcação de um toque de mão do zagueiro Thiago Silva, durante a partida entre Fluminense e São Paulo, no Maracanã, mesmo após ter sido orientado pelo VAR.

Dois anos antes, em 2022, Zanovelli também foi afastado, mas desta vez pela Federação Mineira de Futebol, pela marcação de um pênalti polêmico para o Atlético, contra a equipe do Athletic, já no final da partida. A FMF, na época, interpretou o lance como um erro do árbitro.


Siga o FalaGalo: BlueSky | X/Twitter | Instagram | YouTube | Threads | Google Notícias | WhatsApp | Telegram | TikTok

View publisher imprint