Atlético x Sport: coletiva de imprensa com Sampaoli | OneFootball

Atlético x Sport: coletiva de imprensa com Sampaoli | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Clube Atlético Mineiro

Clube Atlético Mineiro

·9 October 2025

Atlético x Sport: coletiva de imprensa com Sampaoli

Article image:Atlético x Sport: coletiva de imprensa com Sampaoli

Pergunta: O Atlético abriu três gols de vantagem, deu uma tranquilidade que não vinha acontecendo na temporada. E, de repente, essa forma de jogar é uma forma que você pode encontrar boa para o seu elenco, ou foi uma estratégia específica para esse confronto?

Sampaoli: “Não, não, não. Basicamente, a gente pensou que a partida pedia esse tipo de jogo. Tivemos a possibilidade de encarar uma equipe que vinham de jogar muito bem contra o Cruzeiro, de visitante, que poderia ter ganhado. Uma equipe que joga bem e que não tinha a responsabilidade. Eu penso que o time (Galo) teve muitas situações, esteve bem mais organizado que o jogo anterior. É uma vitória que temos que dar muito valor, pois a necessitávamos”.


OneFootball Videos


Pergunta: a cúpula da SAF do Atlético esteve na Cidade do Galo. Muita pressão diante de jogadores experientes. Hoje, saiu gol do Arana, gol do Rony. Como você vê, na parte anímica, a importância da vitória?

Sampaoli: “É… O mais importante, o que o time precisa é de retomar a confiança dos seus jogadores. Nós pensamos se não tivermos isso, tudo será muito complicado. Estamos sofrendo lesões muito graves, suspensões, e a cada jogo fica mais difícil armar o time titular. Precisamos que esses jogadores que estão na parte ofensiva do campo tenham contundência. E, hoje, a tiveram”.

Pergunta: Queria perguntar sobre a questão desse último jogo que você falou que a confiança tinha sido um pouco abalada, do ponto de vista de que você tinha dado dois, três passos para trás em relação aos esquemas, atuações táticas da equipe. Essa confiança foi retomada? Essa geometria que você tanto propõe no jogo do Atlético?

Sampaoli: “Sim, penso que sim. Hoje, a equipe teve um rendimento organizado, efetivo, eu creio que, defensivamente, se comportou bem. Tivemos a desgraça da lesão do Lyanco. Que, para nós, é um pilar, fundamental. E entrou Ruan, que não havia jogado. Atuou bastante bem. Saravia voltou a atuar 90 minutos. Algumas coisas que são favoráveis e outras coisas que, seguramente, nos afetaram de cara para o futuro. Mas, bem, muito trabalho para corrigir”.

Pergunta: Simbólico que o Atlético faça três gols que, não fosse a bobeada do Tressoldi, talvez seria o 3 a 0, mesmo placar que o Atlético levou no Maracanã com postura que você criticou bastante. Para além do resultado e questões táticas e técnicas, é possível prometer a mesma entrega de hoje para o clássico contra o rival que, na casa que o Atlético construiu, tem números melhores?

Sampaoli: “Sim, creio que sim. Dependemos muito de… Eu acredito que não foi sobre atitude o que aconteceu no Maracanã, mas sim sobre organização. O time (contra o Fluminense) se desorganizou, correu demais, correu mal e ficou exposto. Então, o jogador pode jogar mal ou bem, o que não pode é perder a ordem e num momento de muita dificuldade que tem o time hoje. Tem desfalques importantes, determinantes. E, a cada partida, estamos perdendo jogadores por lesões importantes. Então, o que está por vir será cada vez mais difícil e precisamos ser cada vez mais organizados”.

Pergunta: Depois de quase 1.400 minutos um atacante do Atlético marcou um gol, com Rony. Como trabalhar isso nos próximos dias para que isso aconteça novamente no clássico? Devido aos desfalques, existe planejamento de operação para trazer o Alonso da Ásia de forma mais rápida para poder atuar no clássico?

Sampaoli: “Bem, ainda não sei. Amanhã vamos ver bem como está a situação do Lyanco. E, bem, iremos tentar pensar em alguma coisa que os permita ter uma defesa que nos dê segurança para o próximo jogo, que é o clássico. Bem, pelo menos, agora, vamos desfrutar a vitória e pensar, amanhã, no que está por vir. Seguramente, iremos ter que encontrar soluções diante de dificuldades, que são dificuldades que não tem tantas substituições. Não há tantas opções para os problemas que estamos enfrentamos hoje. Então, temos que ver como iremos estruturar a equipe, e como iremos formá-la para que possa conseguir, através da organização, cobrir as substituições de peças que, hoje, são muito importantes”.

Pergunta: Queria te perguntar sobre alguns atletas da base que você tem levado aos jogos. O Vitão tem sido relacionado, o Veneno foi relacionado pela primeira vez… O Atlético está na final do Brasileiro Sub-17. Você tem observado esse time sub17 e há chance e outros atletas serem relacionados?

Sampaoli: “Sim, estamos observando que é uma categoria (sub-17) que tem, inclusive, maior perspectiva que a sub-20. Tem jogadores com nível diferenciado, então estamos observando o que pode ser o futuro do Clube em curto prazo. Subirão muito rápido porque tem muita capacidade, apesar da (pouca) idade”.

Pergunta: Acho que hoje vimos o Atlético no melhor estilo Sampaoli, no 3-2-5, que tem o Arana por dentro, e o Dudu pela esquerda. Lembrou o time de 2020. Queria que você falasse sobre o Arana por dentro, o Dudu aberto, o Bernard combinando com o Scarpa, e o Saravia saindo da última linha e movimentando para o Fausto entrar…

Sampaoli: “Fizeram, na verdade, uma grande partida. Em 2020, usávamos o Arana com o Keno, hoje usamos o Dudu, que fez bons 60 minutos, não vinha jogando. Estava treinando muito forte para poder estar presente e esteve à altura. Creio que o plano da partida foi executado muito bem. O espaço livre estava pela direita, por isso a aparição do Saravia para compor o 3-2. Era mais um componente de ataque. E, bem, Arana jogando por dentro encontrou o gol que a gente acredita ser a posição que o deixa mais confortável para atacar”.

Pergunta: Hoje, o Everson, como sempre, vem fazendo ligações importantes da defesa para ao ataque. Hoje, o Atlético fez três gols, mas a maior dificuldade no último terço, como você fala, é mais do meio campo ou dos atacantes? Você está satisfeito com a produção do Atlético no meio de campo?

Sampaoli: “Eu creio que hoje eles fizeram uma partida correta no meio de campo. Eu creio que, tanto Fausto como Igor Gomes, no meio de campo, fizeram uma partida estável, controlaram no 3-2, na transição, contra uma equipe que joga bem, que tem um atacante que vem muito forte nas últimas partidas. Creio que eles estiveram… Na verdade, o meio de campo, junto com Bernard, o quadrado que fizeram com o Arana, foram bastante bem ofensivamente. Acho que falta melhorar um pouquinho no que diz respeito à pressão, e melhorar um pouquinho em ser uma equipe mais compacta. Necessitamos ser uma equipe compacta quanto estão em blocos baixos, mas não ser uma equipe compacta quando estiver em bloco alto. Então, temos que melhorar isso”.

Pergunta: O Atlético teve 15 chutes a gol e fez três gols. Como você avalia a capacidade do time em capitalizar as poucas chances claras que teve, sendo que, dos 10 chutes dentro da área, 9 o adversário bloqueou. Queria entender como você enxerga isso tudo, como você treina isso na Cidade do Galo…

Sampaoli: “Normalmente, no último terço do campo, as variações ofensivas tem a ver muito com a capacidade do futebolista. hoje, tivemos muitas possibilidades, sem conseguir concretizar. Poderíamos ter terminado a partida com um resultado mais vantajoso. A contundência é muito difícil treiná-la. Passa muito mais pela capacidade individual do que por algum tipo de organização. Hoje, a equipe chegou, teve volume, teve situações, e concretizou três gols. Creio que, todavia, há aspectos a melhorar no ataque, que seguramente, no passar do tempo, nos dará maiores alegrias”.

Siga o Galo nas redes sociais: @atletico

  • Youtube
  • Instagram
  • Twitter
  • TikTok
  • Blue Sky
  • Flickr
  • Threads
  • Whatsapp
View publisher imprint