oGol.com.br
·5 October 2025
Bahia aproveita expulsões e vence o Flamengo, que deixa a liderança da Série A

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·5 October 2025
O Flamengo não é mais o líder do Brasileirão e perdeu sua invencibilidade depois de 12 jogos. O algoz foi o Bahia, que atuou com vantagem numérica desde os 12 minutos do primeiro tempo e conseguiu a vitória por 1 a 0. O gol do jogo foi marcado por William José.
O resultado tirou o Flamengo da liderança do Brasileirão, agora no segundo lugar com 55 pontos, atrás do Palmeiras no número de vitórias. Já o Bahia, com 43 pontos conquistados, subiu para o quinto lugar.
O Bahia até assustou aos 2 minutos, quando William José finalizou travado por Léo Ortiz em cruzamento rasteiro na pequena área. Mas o Flamengo logo assumiu o controle da posse de bola e comandou a partida enquanto o Tricolor - repleto de desfalques - apostou no contra-ataque. As duas equipes ficaram no quase logo cedo em lances de bate rebate dentro da área, mas as defesas salvaram na hora providencial.
Um chutão do Bahia virou vantagem aos 13, quando Tiago ganhou no alto de Danilo, que levantou o pé no rosto do atacante. O juiz reagiu rápido e expulsou o jogador do time carioca. Sobrou para o centroavante Pedro, que saiu de campo para dar lugar ao zagueiro Cleiton.
O jogo natualmente mudou depois da expulsão e o Bahia passou a ser o dono da bola, ocupando todo o campo de ataque e tentando furar o bloqueio defensivo do Flamengo. Apesar de boas construções, o Tricolor errou bastante no último passe e só fez o goleiro Rossi trabalhar em finalizações pouco perigosas.
Mesmo com enorme posse de bola, o Bahia foi uma equipe pouco objetiva e que não conseguiu criar grandes chances. Só foi assustar aos 41, quando Everton Ribeiro pegou uma sobra na saída ruim carioca, chutou colocado e mandou para fora. O Flamengo que teve grande chance, quando Arrascaeta cavou em passe magistral e Samuel Lino parou em defesaça de Ronaldo cara a cara.
Então aos 45, Tiago ganhou dividida na área, fez fila e foi desarma. A sobra foi de William José, que bateu forte de canhota e colocou a bola no cantinho para colocar o Bahia na frente. O Tricolor administrou a vantagem até o intervalo.
O Flamengo resolveu se abrir no segundo tempo e Filipe Luís promoveu três substituições, com as entradas de Luiz Araújo, Bruno Henrique e Plata para saidades de De La Cruz, Carrascal e Samuel Lino. A dinâmica do jogo seguiu parecida, com o Bahia tentdo mais posse, mas acelerando pouco. Em chutes de fora da área, Gilberto e Ademir fizeram Rossi trabalhar bem.
O goleiro do Flamengo, inclusive, passou a trabalhar quase como líbero, trocando passes fora da área na saída de bola. O Bahia teve receio de perder sua vantagem e recuou para contra-atacar. Então aos 22, após bola roubada no meio de campo, Kayky limpou e inveteu para Michel Araújo, que bateu na saída de Rossi e marcou o segundo gol. Para azar do Tricolor, o uruguaio estava impedido e o gol foi anulado.
O Flamengo seguiu sem criar grandes jogadas, mas mantendo a tensão do Bahia por conta da vantagem mínima. Aos 30, David Duarte rebateu para a entrada da área, Luiz Araújo soltou a pancada e a bola saiu ao lado do gol, com muito perigo. Mas para piorar a vida do time carioca, Wallace Yan, aos 33 (11 minutos depois de entrar em campo), recebeu o segundo cartão amarelo por falta no ataque e foi expulso.
Mesmo com dois jogadores a mais, o Bahia não fez questão de acelerar suas jogadas e tentou se proteger e administrar a sua vitória. Aos 43, após cobrança de falta, Léo Ortiz quase empatou para o Flamengo, mas Ronaldo fez grande defesa. A tensão seguiu até o fim, mas o Tricolor conseguiu superar as adversidades e vencer.