oGol.com.br
·3 December 2025
Bahia domina o lanterna Sport e vence na Fonte Nova com direito a Lei do Ex

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·3 December 2025

No clássico nordestino pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Bahia recebeu o Sport na Arena Fonte Nova na noite desta quarta-feira, 3, foi extremamente dominante e, mesmo perdendo pênalti e sofrendo com grande atuação do goleiro adversário, venceu por 2 a 0. Luciano Juba marcou um dos gols e fez valer a Lei do Ex.
Com o resultado, o Bahia chega a 60 pontos, na sua melhor campanha na história dos pontos corridos, na sexta posição e brigando por vaga na fase de grupos da Libertadores. Já o Sport, com 17 pontos, é o lanterna e está rebaixado.
Como esperado, o Bahia foi para a pressão desde os primeiros minutos da partida e foi dono absoluto da bola, com o Sport - que teve linha de cinco na defesa - pouco passando do meio de campo. A primeira chance clara foi aos 6, quando Ademir cruzou da esquerda, William José finalizou nas costas da zaga e acertou o lado de fora da rede.
O Bahia quase abriu o placar aos 12, quando Erick Pulga ganhou no corpo, invadiu a área e parou em boa defesa de Caíque França. O Sport seguiu se livrando da bola com muita liberdade e o Tricolor asustando. Aos 18, após rápido ataque, Pulga chutou colocado, o goleiro tocou na bola e ela ainda carimbou a trave.
O Bahia seguiu encontrando espaços nos minutos seguintes, mas faltou capricho para definir melhor suas jogadas e abrir o placar. Aos 28, Acevedo pegou a sobra sozinha na meia-lua, bateu cruzado e mandou rente à trave. Aos 33, Luciano Juba lançou Pulga na cara do gol, o atacante ajeitou de cabeça e William José foi travado pelo goleiro.
Caíque França foi se tornando o nome do jogo e fez defesas seguidas cara a cara com Ademir e Acevedo. Mas aos 40, nao teve jeito. Rodrigo Nestor recebeu de Ademir na área, girou e soltou uma pancada no alto. Golaço!
O Bahia quase ampliou em uma jogadaça de pé em pé, mas Caíque França brilhou de novo. No rebote, Ademir foi derrubado e o juiz marcou pênalti. Aos 50, William José foi para cobrança, mas parou no goleiro do Sport.
O Sport tentou ser mais ofensivo na volta para o segundo tempo e aparecer mais no campo de ataque. Ainda assim, o Bahia que seguiu criando chances com facilidade, ainda pecando por falta de capricho. Ainda assim, não demorou a ampliar. Aos 10, Luciano Juba recebeu com liberdade na intermediária, abriu espaço e soltou uma pancada indefensável. 2 a 0 com Lei do Ex.
O jogo seguiu fácil para o Bahia, que criou ataques perigosos a todo instante e empilhou finalizações ruins, enquanto o Sport seguiu sem passar do meio de campo. Aos 17, após cobrança rápida de falta, Ademir bateu para o meio, Acevedo completou e quase marcou o terceiro. O Leão só acertar o alvo aos 20, quando Pedro Augusto chutou de longe, a bola desviou e Ronaldo se recuperou para encaixar.
O terceiro gol do Bahia quase saiu aos 25, quando Everton Ribeiro invadiu a área pela direita, cruzou de três dedos, a bola desviou e Caíque França esticou a perna para fazer um milagre. Aos 31, a jogada seguiu de pé em pé, até que Ademir passou pela marcação, invadiu a área, tabelou com Erick e bateu colocado. A bola quase marcou no ângulo.
O Bahia caiu de produção após as subsituições e o Sport teve sua primeira grande chance. Aos 41, Gonzalo Paciência soltou uma pancada de longe e Ronaldo espalmou em bela defesa. O Tricolor ainda conseguiu administrar, apesar de passes errados no ataque e confirmou o triunfo com o apito final.









































