Bahia é o 12º clube mais valioso do Brasil, aponta estudo; compare com anos anteriores | OneFootball

Bahia é o 12º clube mais valioso do Brasil, aponta estudo; compare com anos anteriores | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: ecbahia.com

ecbahia.com

·14 December 2025

Bahia é o 12º clube mais valioso do Brasil, aponta estudo; compare com anos anteriores

Article image:Bahia é o 12º clube mais valioso do Brasil, aponta estudo; compare com anos anteriores

Um estudo de valuation do futebol brasileiro em 2025 colocou o Bahia entre as equipes mais valiosas do país. O Esquadrão ocupa a 12ª posição no ranking nacional, com valor estimado em R$ 1,783 bilhão de acordo com a Sports Value, empresa especializada em marketing esportivo, branding, patrocínios, valuation e insights no Brasil.

A avaliação considera fatores como o valor da marca, o valor do plantel, os ativos circulantes e imobilizados, e as receitas garantidas do clube. O levantamento reforça a consolidação das SAFs entre as maiores forças financeiras do Brasil e potencial de crescimento do Bahia para os próximos anos.


OneFootball Videos


Valuation do Bahia nos últimos três anos do estudo da Sports Value:

O Bahia já aparece no TOP-12 dos clubes mais valiosos do país, à frente, inclusive, de equipes importantes de Rio/São Paulo, Vasco e Santos. O crescimento tricolor disparou especialmente de 2024 para 2025.

Além disso, o Esquadrão já se aproxima de outros grandes clubes do eixo Sul-Sudeste, entre eles Grêmio e Fluminense, e o próprio Athletico Paranaense, que teve uma forte curva de crescimento entre o fim da década passada e o início dos anos 2020.

No cenário nordestino, o Esquadrão já vale mais do que Vitória e Fortaleza juntos, times da região que aparecem respectivamente abaixo do Esquadrão no ranking.

Em 2023, por exemplo, o Esquadrão estava atrás de clubes como Fortaleza, América-MG, Coritiba e Sport, quando ainda estava em fase de implementação da SAF.

Ranking de valuation e a consolidação das SAFs

O estudo evidencia a força das Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs) no cenário financeiro brasileiro, mas também destaca Palmeiras e Flamengo como forças econômicas em um patamar acima da maioria dos clubes.

O desafio de transformar investimento em valor, segundo a Sports Value

Amir Somoggi, sócio da Sports Value, responsável pelo estudo, destacou que o futebol brasileiro vive um momento de crescimento, impulsionado pelo alto investimento, mas ainda precisa evoluir em gestão e estratégia de marca.

“O valuation dos clubes brasileiros segue subindo, mas muito em função do alto investimento nas SAFs e sucesso esportivo dos times em campo. O grande desafio do mercado brasileiro atual é evoluir qualitativamente, especialmente em valor de marca e gestão do ativo estádio,” explicou Somoggi.

Para o especialista, o foco deve ir além de ter times competitivos, sendo necessário investir na expansão da marca, tanto no mercado doméstico quanto internacional.

Puxando para o lado tricolor, expandir a marca do Bahia é um dos objetivos da SAF desde a chegada do Grupo City à gestão tricolor. O Esquadrão já possui maior visibilidade nacional e internacional, inclusive já sendo reconhecido em Manchester por uma parcela importante dos torcedores da parte azul da cidade, com o evento Dia de Bahia na porta do Etihad Stadium, antes de jogos do Manchester City nos últimos três anos.

View publisher imprint