oGol.com.br
·26 March 2025
Bahia leva susto, mas bate o Ceará e avança na Copa do Nordeste

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·26 March 2025
Mesmo poupando titulares, o Bahia dominou o Ceará na maior parte do tempo em jogo pela Copa do Nordeste nesta quarta-feira, 26. O Tricolo chegou a abrir 3 a 0, mas vacilou e viu o Vozão reagir e diminuir para 3 a 2. Apesar do susto, o Tricolor conseguiu segurar o resultado positivo.
Com a vitória, o Bahia garantiu sua vaga nas quartas de final da Copa do Nordeste. O Tricolor lidera o Grupo B com 13 pontos, mesmo com um jogoo a menos. Já o Ceará, com 10 pontos, é o terceiro colocado.
Em casa, o Bahia tomou a iniciativa da partida e conseguiu trocar com passes com velocidade na busca por espaços na zaga de um bem postado Ceará. Aos 7, Acevedo conseguiu boa enfiada para Lucho Rodruguez, mas o goleiro Bruno Ferreira levou a melhor na dividida. Demorou, mas o Vozão conseguiu aparecer no ataque, mas sem levar perigo.
As primeiras finalizações certas da partida foram de longa distância. Rodrigo Nestor, do Bahia, e Fernando Sobral, do Ceará, fizeram os goleiros Bruno Ferreira e Ronaldo, respectivamente, trabalhar. Aos 22, o Tricolor conseguiu criar uma boa possibilidade após Erick achar Luciano Rodríguez na área, mas a bola quicou e o uruguaio não finalizou como queria.
Depois de um início com domínio dos mandantes, o Ceará conseguiu equilibrar a partida e ter também a posse de bola. No lá e cá, o Bahia levou a melhor aos 29, quando Gilberto pegou a sobra do chute de Kayky, rolou para o meio e Lucho Rodríguez finalizou com categoria no alto para abrir o placar.
Ceará sentiu o gol e demorou a assustar, enquanto o Bahia levou perigo aos 36, em chute colocado para fora de Kayky em contra-ataque. O Tricolor era melhor, mas aos 43, o Vozão conseguiu sua primeira grande chance. Aylon recebeu em ultrapassagem na área, soltou a pancada e Ronaldo fez grande defesa. A equipe visitante pressionou, mas não mudou o placar antes do intervalo.
O Bahia voltou com um golaço relâmpago. Com menos de 15 segundos, Erick foi lançado pela direita, soltou uma pancada no canto oposto e marcou o segundo. O Ceará foi em busca da reação, mas encontrou problemas criativos e ainda cedeu muitos espaços para o contra-ataque Tricolor. Faltou maior capricho para o time da casa.
O terceiro gol quase saiu aos 15, quando Ademir recebeu pela direita, bateu para o meio e no bate rebate Erick finalizou para fora. Aos 19, não teve jeito. Ademir cruzou com veneno, David Duarte cabeceou forte e após defesaça do goleiro, Erick completou para a rede no rebote.
O Vozão então conseguiu diminuir. Aos 21, Rômulo cruzou da direito, Ronaldo falhou feio e Fernandinho só completou para a gol vazio. Aos 25, em contra-ataque, Fernandinho puxou da canhota para o meio, buscou o ângulo e não acertou por pouco. O duelo ficou animado, com finalizações frequentes dos dois lados, mas sem acertar o alvo.
O Ceará passou a dificultar a saída de bola do Bahia e seguiu em busva de uma reação na reta final. Aos 38, após cobrança de escanteio, Galeano cabeceou firme no cantinho e marcou o segundo.
O jogo que estava tranquilo virou drama para o Bahia, que tentou retomar o controle. Aos 40, Caio Alexandre recebeu de Everton Ribeiro, bateu firme e o goleiro mandou para escanteio. Foram mais de 10 minutos de pressão do Ceará pelo empate, mas o Tricolor conseguiu se fechar melhor e garantiu o triunfo.