MundoBola
·13 February 2026
Bap detona SAF do Botafogo e cobra punição: 'Pagam ninguém'

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·13 February 2026

Presidente do Flamengo, Bap criticou a condução da SAF do Botafogo pelo americano John Textor, que tem envolvido o nome do rival em polêmicas e restrições financeiras. O mandatário rubro-negro garantiu que não tem nada especificamente contra o modelo das sociedades anônimas, mas detonou a forma com a qual a empresa geriu o dinheiro.
Bap ressaltou que a SAF do Botafogo foi comprada em um momento de dívidas do clube, que esperava se ver livre dos problemas financeiros após os aportes de John Textor. No entanto, o que se vê é uma série de polêmicas, que vão do comando do clube em si aos pagamentos a jogadores, sejam contratados ou do atual elenco.
"O que não pode acontecer é o que estamos vendo com o Botafogo. Cria-se uma SAF, permite-se que alguém compre o clube, e ele acaba em situação pior do que antes. O Botafogo devia, creio eu, 100 milhões de euros. Eles foram campeões do Brasileirão e da Libertadores em 2024", analisou Bap ao "As", da Espanha.
Apesar de ter colhido os frutos esportivos rapidamente, o Botafogo viu o nível cair desde então. Com muitas dívidas, chegou a sofrer um transfer ban recentemente e precisou se livrar de praticamente todos os jogadores da vitoriosa temporada de 2024. Além disso, vê Textor envolvido em problemas na Justiça com a empresa que gere o grupo.
"Recebem milhões, não pagam nada a ninguém e aumentam a dívida existente. É preciso regulamentação. Se alguém chega com muito dinheiro e usa apenas para contratar jogadores e não cumpre nenhuma de suas obrigações, qual o sentido? Houve uma distorção do conceito de SAF", criticou.
Por fim, Bap cobrou que haja uma punição para ações do tipo, em que gestões temerárias causem responsabilização aos clubes. Afinal de contas, aqueles que pagam em dia acabam prejudicados dentro de um sistema que não pune os devedores.
"Tem que haver uma punição esportiva, dedução de pontos. Você comprou o clube com uma dívida de € 80 milhões, presumiu que a pagaria, aumentou a dívida para € 160 milhões, não pagou nada a ninguém e não houve sanções desportivas ou financeiras. Isso está errado", completou o presidente do Flamengo.
Dentro de campo, o Botafogo é justamente o próximo adversário do Flamengo na temporada. Neste domingo (15), os clubes se enfrentam por uma vaga nas semifinais do Campeonato Carioca, em duelo marcado para acontecer no Engenhão. A bola rola a partir de 17h30 (horário de Brasília).









































