MundoBola
·13 February 2026
Bap enganou esposa em ida ao Bernabéu para buscar insights para o Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·13 February 2026

O presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista (Bap), em ao jornal espanhol "Diario As", revelou que inventou uma desculpa para levar a esposa ao Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid, com o objetivo real de estudar o modelo de negócios do gigante europeu e aplicar no Rubro-Negro.
Bap contou que, durante uma viagem recente a Madri, marcou um jantar no estádio merengue. Quando a esposa questionou a escolha do local em vez de um restaurante tradicional, o dirigente usou a gastronomia para enganar a companheira.
"Estive em Madri há poucos meses e convidei minha esposa para jantar no Bernabéu. Ela gostou, mas perguntou por que estávamos no Santiago Bernabéu e não em outro restaurante. Respondi que me haviam recomendado a carne do local, sem convencê-la totalmente", relatou Bap, aos risos.
Ao final do jantar, o presidente do Flamengo não conseguiu mais sustentar a história da carne e revelou o verdadeiro motivo do passeio romântico: benchmarking (análise de concorrência e mercado). A obsessão de Bap pelos detalhes da experiência do torcedor no estádio foi o foco da noite.
"Terminamos de jantar e já não pude ocultar mais. Disse a ela: ‘Quero ver a que horas o serviço vai embora, quero ver qual é o serviço, quero ver se a taça é de cristal, quero ver que talheres usam, quero ver o perfil das pessoas que estão no estádio...’. No final, ela entendeu que viemos aqui para tirar ideias para o Flamengo e para o Maracanã", explicou.
Durante a entrevista, Bap afirmou categoricamente que "o Flamengo quer ser o Real Madrid da América". O dirigente revelou que utiliza os maiores clubes do mundo, como City, Bayern e o próprio Real, como espelho para tomadas de decisão na Gávea.
Essa "espionagem corporativa" já rendeu frutos práticos no Maracanã. Bap confirmou que a atual estrutura de camarotes do estádio carioca foi inspirada diretamente no que viu na Espanha.
"Fizemos um camarote que é muito parecido com o do Real Madrid, no Santiago Bernabéu, como espetáculo. Gastamos dinheiro, fizemos um camarote sensacional e replicamos a experiência aqui. Então, em cada uma dessas viagens que fazemos, tentamos trazer algo importante para o Flamengo", completou.
Bap ressaltou que, embora o Real Madrid seja a maior referência de faturamento, o Flamengo também busca inspiração em clubes menores, que precisam ser mais criativos. Ele citou exemplos de ideias trazidas de visitas a jogos do Fulham (Inglaterra) e do Eintracht Frankfurt (Alemanha), mostrando que o processo de aprendizado e modernização do Rubro-Negro é contínuo e global.









































