Zerozero
·15 January 2026
Barcelona assusta-se (várias vezes), mas avança na Copa del Rey

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·15 January 2026

O Racing Santander, da Segunda Liga espanhola, vendeu cara a derrota e assustou várias vezes, incluindo com dois golos anulados, mas o Barcelona acabou por ser superior, venceu por 0-2 e está na próxima fase, os quartos de final, da Copa del Rey.
Esta quinta-feira era a vez do Barcelona entrar em ação na Copa del Rey, visitando o reduto do histórico Racing Santander - líder da Segunda liga espanhola. Como habitual nesta fase da prova, Hansi Flick promovia alguma rotação, mas deixava alguns pesos pesados, como Lamine Yamal, Rashford, Dani Olmo e Ferrán Torres, no onze inicial. Além disso, o português João Cancelo, recentemente contratado, fazia a sua estreia e começava no banco de suplentes.
O jogo começou 15 minutos atrasado, por motivos de segurança, uma vez que o estádio estava absolutamente pelas costuras. Motivado por todo esse apoio, o Racing entrou pressionante, sem medo de jogar com linha alta e a tentar criar dificuldades ao Barcelona com bola. De resto, os da casa iam mesmo conseguindo algumas aproximações e remates de fora da área, que Joan García ia controlando.
Do outro lado, o Barcelona ia sendo paciente com bola e ia circulando no meio campo ofensivo, mas ia quase sempre faltando alguma intensidade e velocidade nessa posse, com exceção de algumas iniciativas individuais de Lamine Yamal, e o ataque ia sendo algo previsível.
Por isso mesmo, o intervalo fez bem aos catalães, que aproveitaram para voltar para a 2ª parte com atitude renovada. Demorou um par de minutos, mas o miolo blaugrana começou a carburar e, aos 66', Fermín López desmarcou Ferrán Torres - até então muito apagado no jogo - na direita da área com um passe exímio e este atirou para o 0-1.
Sem nada a perder, o Racing não se apequenou e foi para cima do Barcelona. Aos 77', o jovem Manex Lozano foi desmarcado nas costas da defesa e chegou a bater Joan García e a celebrar, mas acabou anulado por um ligeiro fora de jogo. Apenas nove minutos depois, o mesmo Manex Lozano respondeu ao cruzamento na esquerda e voltou a marcar, mas, mais uma vez, estava em fora de jogo, desta vez claríssimo.
Serviu, no entanto, para deixar o Barcelona em sentido, que claramente sentiu que era o momento de se proteger. Flick tentou ajudar e fechou a defesa com a entrada de Eric Garcia e o Barcelona acabou mesmo por conseguir evitar a surpresa, embora Manex Lozano tenha, aos 90+4, tido a oportunidade, na cara de Joan García, de empatar - desta vez sem fora de jogo -, mas o guardião levou a melhor.
O Barcelona acabou por aproveitar o Racing totalmente desgastado e, aos 90+6, Lamine Yamal teve todo o tempo do mundo para fazer o 0-2 final. O Barça avança na Copa del Rey.









































