Zerozero
·2 December 2025
Barcelona faz remontada e vence clássico contra o Atlético Madrid

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·2 December 2025

O Barcelona alcançou a quinta vitória consecutiva, após a derrota no El Clasico. Num jogo antecipado da 19ª jornada, os Culés superaram um golo inicial do Atlético de Madrid e venceram por 3-1.
Com este resultado, o Barça aumentou a vantagem na liderança da Liga Espanhola, alcançando 37 pontos, contra 33 do Real, tendo ainda um jogo em atraso. O Atlético mantém-se na quarta posição, com 31 pontos.
Numa nova partida no Camp Nou, o Barcelona controlou a posse de bola nos primeiros minutos, mas foi o Atlético de Madrid que criou perigo primeiro. Enquanto os anfitriões trocavam passes à procura de espaço, os Colchoneros apostaram em passes longos e acumularam foras de jogo até conseguir uma primeira saída bem-sucedida.
Aos 19 minutos, Nahuel Molina fez um belo lançamento para Álex Baena, que com o campo de ataque livre, tocou na saída de Joan García e inaugurou o marcador, após o VAR corrigir a decisão do assistente, confirmando a posição legal.
A desvantagem obrigou o Barcelona a movimentar as suas peças no ataque para desorganizar a defesa adversária. Pouco produtivo, Lamine Yamal trocou de lado com Raphinha e baralhou a marcação. Aos 26', Pedri assistiu o brasileiro, que driblou Oblak e marcou o primeiro golo após regressar de lesão.
A resposta rápida motivou o Barcelona a intensificar a pressão no final da primeira parte, criando a oportunidade de virar o jogo antes do intervalo. Numa jogada de Dani Olmo, Pablo Barrios cometeu pênalti. No entanto, na cobrança, Lewandowski exagerou na força e atirou para fora.
Apesar do desperdício, o Barça manteve a intensidade no reatar da segunda parte e manteve o Atlético recuado, que só saía em contra-ataques. Mais ativo na segunda parte, Yamal melhorou a sua contribuição ofensiva e ajudou o Barcelona a criar mais oportunidades. Na primeira chance, a jovem promessa espanhola atraiu a marcação na direita e serviu Raphinha. O brasileiro desta vez falhou o alvo e atirou ao lado.
Numa segunda jogada iniciada por Yamal, Lewandowski recebeu à frente da área e a bola sobrou para Dani Olmo. O médio rematou cruzado e virou o jogo, mas saiu lesionado do ombro após o lance, tornando-se uma nova preocupação para Hansi Flick.
A vantagem no marcador e a sequência de lesões na temporada obrigaram o técnico alemão a substituir as suas principais peças, deixando apenas Yamal em campo, enquanto Lewa, Raphinha e Pedri foram substituídos. As alterações alteraram a configuração ofensiva do Barcelona e reduziram o volume de jogo.
A queda de ritmo, aliada às mudanças ofensivas promovidas por Diego Simeone, colocou os Colchoneros no controle do jogo na reta final. A melhor chance de empate surgiu nos pés de Thiago Almada, que ultrapassou a marcação e o guarda-redes, mas rematou desequilibrado ao lado.
Além de controlar as iniciativas do Atlético, o Barcelona ainda aproveitou a defesa aberta dos adversários para selar o jogo no último lance. Numa jogada pela direita, Baldé surgiu pela esquerda e cruzou para Ferrán Torres dominar com liberdade na área, confirmando a vitória.









































