Zerozero
·20 October 2025
Bednarek: «Estava destinado a vir para o FC Porto»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·20 October 2025
Reforço do verão do FC Porto e pilar da equipa comandada por Francesco Farioli, Jan Bednarek concedeu uma entrevista à UEFA, na qual abordou temáticas como o objetivo de fazer regressar o FC Porto ao topo, a adaptação à cultura e à língua portuguesa, primeira experiência nas provas europeias e na Liga Europa, aos 29 anos.
«Acho que estava destinado a vir para o FC Porto. Estou muito feliz por estar aqui. Todos os futebolistas dizem que estar no campo é muito mais fácil, porque só temos de tentar praticar um bom futebol, mas nós queremos trazer o FC Porto de volta para o lugar a que pertence, que é precisamente no topo», começou por dizer.
Experimentado central com longo carte na Premier League, Bednarek comentou o papel que desempenha, enquanto um dos jogadores mais experientes do grupo: «Quando a equipa está com dificuldades e precisa de mais controlo, sinto-me capaz de descontrair e de avaliar o que está a acontecer à minha volta para poder ajudar os jogadores mais jovens.»
«Temos uma equipa muito jovem e acredito que os mais novos precisam de ter alguém no balneário que possam encarar como uma referência e que os guie, anime e apoie nas situações mais complicadas. Tento contribuir para a mentalidade da equipa dentro do campo», acrescentou, antes de comentar a estreia nas provas europeias com quase 30 anos.
«Também têm sido muito entusiasmantes. Às vezes, penso como será daqui para a frente e o futuro parece-me muito bom. É espetacular ter a oportunidade de competir nas noites europeias aos 29 anos», assegurou.
«Quero aprender a falar português por respeito aos meus companheiros de equipa e estou determinado a fazê-lo pelas pessoas e pelo clube. Já conheço uma palavra muito importante, que é "ganhar". Não tenho medo de cometer erros e essa parte até é importante quando aprendes uma língua nova. Mesmo que às vezes possa dizer alguma palavra mal, a verdade é que estou a tentar quebrar esta barreira linguística dentro da equipa», concluiu
A cumprir a primeira temporada de dragão ao peito, Bednarek soma 11 jogos, um golo e uma assistência, tendo-se estreado, curiosamente, a marcar e a assistir no último duelo da Taça de Portugal, ante o Celoricense.
Live
Live