Jogada10
·10 April 2026
Benjamin Back deixa SBT após período fora do ar e foca novos projetos; saiba planos

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·10 April 2026

Benjamin Back encerrou nessa quinta-feira (9) a terceira passagem pelo SBT após chegar a um acordo com a emissora pelo fim do vínculo. O pedido partiu do próprio apresentador, que decidiu direcionar sua atuação para novos projetos, com foco na cobertura da Copa do Mundo pela TMC e no crescimento de sua própria plataforma no Youtube, o Canal do Benja.
O fim do vínculo entre as parte ocorre após um período fora de ação na emissora. Isso porque o apresentador não participava da grade esportiva do canal desde o fim do Arena SBT, em janeiro — o que já apontava para mudança no ritmo de trabalho internamente. Seu nome, porém, figurava entre os avaliados para Copa do Mundo.
Antes de retornar à emissora pela terceira vez, em 2024, o comunicador já havia participado de projetos no SBT em 2003 e entre 2020 e 2023. A fase mais recente ficou marcada pelas apresentações do Arena e do É Tudo Nosso, programa de auditório exibido nas noites de sexta-feira. Essa última atração, porém, não conseguiu atrair público em volume relevante.
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Benjamin Back (@benjaminbackoficial)
Segundo a Coluna F5, da Folha de S. Paulo, relatos internos também interferiram para o fim do acordo entre as partes. Informações indicam que o apresentador mantinha um relacionamento pouco amistoso com Murilo Fraga, diretor artístico e de programação, que retornou ao canal na segunda-feira (6).
As partes confirmaram publicamente o encerramento da passagem. Em seu comunicado, Benja destacou a relação com a emissora e os projetos desenvolvidos ao longo dos anos.
“O SBT sempre teve um papel muito importante na minha trajetória. Sou grato pelas oportunidades, pelos projetos que construí ao longo desses anos e parceria com tantos profissionais talentosos. Saio feliz com tudo o que realizamos juntos”, disse.
Já a emissora adotou um tom mais institucional e breve: “O SBT agradece ao profissional pela parceria, dedicação e contribuições ao longo de sua trajetória. Desejamos sucesso em seus próximos projetos. As portas permanecem abertas para futuras oportunidades de colaboração”.
A saída do SBT se une ao fim da passagem do apresentador pela CNN Esportes, que formalizou o encerramento do contrato com o comunicador no fim do mês passado. Ele comandava o Domingol desde 2023 no canal, com desempenho relevante de audiência.
Contudo, apesar das saídas de projetos na TV, ele mantém sua atividade na TMC, rádio liderada por João Camargo. Por lá, integra a equipe de cobertura para Copa do Mundo de 2026, entre junho e julho, nos EUA, México e Canadá.
Paralelamente, o comunicador amplia sua atuação em projetos próprios. O Canal do Benja, por exemplo, adquiriu recentemente os direitos de transmissão da Série C do Campeonato Brasileiro e de Copas regionais, como a do Nordeste.
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Benjamin Back (@benjaminbackoficial)
Live


Live


Live


Live


Live

































