MundoBola Flamengo
·7 October 2025
Boto conta detalhes da contratação de Saúl e destaca: 'Mais difícil da carreira'

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·7 October 2025
O diretor técnico do Flamengo, José Boto, revelou detalhes curiosos e desafiadores sobre a contratação do meio-campista espanhol Saúl Ñíguez. Em uma entrevista ao jornal português "Record", Boto descreveu uma verdadeira operação de bastidores para assegurar a vinda do jogador, que estava a um passo de se transferir para o futebol turco.
Segundo o diretor, a negociação exigiu uma noite inteira de trabalho e uma corrida contra o tempo, literalmente tirando o atleta de um avião. "Eu tirei o Saúl Ñíguez do voo privado de um clube turco que já o tinha como certo. Isso fez com que eu passasse uma noite totalmente em branco", confessou Boto.
A principal dificuldade, de acordo com o executivo, foi a diferença de fuso horário em relação à Europa.
"Quando você faz negócios com a Europa tem o problema do fuso horário. Neste caso, eram cinco horas para a Espanha, e isso me obrigou, logo após um jogo, a estar a noite toda acordado para conseguir fechar o negócio quase às cinco da manhã do Brasil", detalhou.
A persistência rendeu frutos, e Boto conseguiu reverter a situação: "E conseguiu tirá-lo de dentro de um jato privado que o clube turco tinha disponibilizado".
O diretor português classificou a negociação por Saúl como a "mais difícil" de sua carreira até o momento. Além disso, ele aproveitou para ilustrar os desafios comuns em transferências internacionais, citando outro caso recente no clube.
"O Emerson Royal estava com o Milan a fazer a pré-temporada na Malásia e, imagina, eu falava com o Furlani, diretor do Milan, em horas completamente diferentes. Eu precisava que ele me enviasse documentos e ele não me atendia, pois estava a dormir", recordou.
Apesar do estresse gerado por essas situações, José Boto encara as dificuldades como parte do ofício. "Essas coisas dão um stress enorme, mas agora são sempre histórias boas de contar", concluiu o diretor.
A contratação de Saúl Ñíguez, oficializada em julho, foi um dos movimentos mais significativos do Flamengo na janela de transferências, trazendo um jogador com vasta experiência no futebol europeu. Com quase três meses, o espanhol já conquistou a confiança da torcida e da comissão técnica, sendo um dos principais jogadores do time.