MundoBola Flamengo
·6 October 2025
Boto sobe tom em cobranças à CBF: ‘Vergonhoso’

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·6 October 2025
Após uma arbitragem polêmica em Flamengo x Cruzeiro, José Boto disparou em um fim de semana onde juízes foram protagonistas. Depois do jogo contra o Bahia, o diretor de futebol rubro-negro comentou sobre mandou um recado forte para a CBF. O português cobrou a instituição e disse que o que foi visto na rodada é vergonhoso.
O protesto de José Boto se dá pelo que aconteceu em São Paulo, no clássico entre SPFC e Palmeiras. A equipe alviverde, concorrente direta do Flamengo pelo título brasileiro, foi altamente favorecida pela arbitragem. Sob o comando de um juiz que, dias atrás, apitou o jogo do Mengão e teve um apito extremamente controverso.
Boto comentou sobre como o Flamengo tenta agir na CBF e faz reuniões com nomes fortes da entidade. No entanto, não se vê uma melhora, pelo contrário, já que rodada atrás de rodada o mesmo time segue sendo beneficiado. Diante disso, o português levantou uma dúvida e apontou que se deixa suspeitas do que realmente estaria acontecendo nos bastidores.
"O que se passa nos outros campos é realmente vergonhoso, é vergonhoso. Nós tentamos falar com a CBF, com o Presidente, com o Presidente da Comissão de Arbitragem, todos os fins de semana, todas as semanas, mas continua igual. O que se passa nos outros campos deixa-se suspeitas, deixa-se suspeitas do que é que se passa por trás", analisou Boto.
O dirigente avalia que a CBF deu como "prêmio" para Ramon Abatti Abel, apitar um clássico grande e importante para o Brasileirão, logo após prejudicar o Flamengo.
Assim, faz um apelo para que se juntem e procurem a CBF. Segundo ele, o Flamengo chegou no seu limite e tentou o máximo que está no alcance. No entanto, se incomoda, e muito, ao ver rivais diretos favorecidos jogo após jogo.
"O árbitro que nos prejudicou na quinta-feira, teve como prêmio ir apitar o nosso rival e fez o que fez. Alguém tem que vir falar da CBF, tem que vir falar sobre isto. Nós não podemos fazer mais do que estamos a fazer, que é conversar com eles, é falar com eles, é mostrar os lances que nos prejudicam. E não tem nada a ver com o jogo de hoje, nada a ver com o jogo de hoje. Vemos os nossos principais rivais serem ajudados da forma como são", dispara.
José Boto continua seu desabafo contra a arbitragem brasileira deixando no ar mais uma questão. O português esclarece que não está acusando ninguém, porém, os movimentos nos últimos jogos "não cheiram bem". Ele destaca a falta de critério, que, no entanto, só é vista quando tem um lado em campo, e a situação não pode ser mais só a falta de qualidade dos juízes.
"Basta vocês verem o que se passa. Eu não estou acusando ninguém. Agora, como estrangeiro, isso não me cheira bem. Não me parece que seja só falta de qualidade dos árbitros. Pois apitam de uma maneira quando estão num campo e apitam de outra maneira quando estão em outro. Isso nos prejudica", diz.
O Palmeiras se tornou líder do Brasileirão com a vitória sobre o São Paulo. Com 55 pontos, no entanto, atrás nos critérios de desempate, o Flamengo aparece em 2º. Os times se enfrentam daqui a duas rodadas, no Maracanã, dia 19.