oGol.com.br
·10 February 2025
Brasil vence o Paraguai, assume a liderança e carimba a vaga para o Mundial Sub-20
![Article image:Brasil vence o Paraguai, assume a liderança e carimba a vaga para o Mundial Sub-20](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Fwww.ogol.com.br%2Fimg%2Fnoticias%2F331%2FimgS620I744331T20250210213310.jpg)
In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·10 February 2025
Ainda distante de uma atuação de encher os olhos, o Brasil cumpriu o primeiro objetivo no Sul-Americano Sub-20 e carimbou, com duas rodadas de antecedência, o passaporte para o Mundial. Pela terceira rodada do hexagonal final, a seleção Canarinho castigou o Paraguai nos contra-ataques e venceu por 3 a 1.
O Brasil defendeu o 100% de aproveitamento nesta fase do torneio, chegou aos nove pontos e assumiu, momentaneamente, a liderança. A Argentina ainda pode recuperar a posição, se vencer a Colômbia. Na quinta, às 22h (horário de Brasília), a Canarinho encara os Hermanos.
Ainda sem empolgar no Sul-Americano Sub-20, o Brasil enfrentou o Paraguai com a oportunidade de manter o 100% de aproveitamento no hexagonal final e carimbar a vaga para o Mundial da categoria.
O time comandado por Ramon Menezes começou mais uma vez de forma retraída em campo e esperou o adversário para contragolpear. Em débito com a qualidade técnica para sair na troca de passes, a seleção paraguaia não aproveitou a bola nos pés e entregou as melhores chances do começo da partida ao Brasil.
Aos 15, Gustavo Prado ficou com a bola dentro da área e engatilhou uma pancada, mesmo sem ângulo. O atacante do Inter surpreendeu o goleiro com chute forte e abriu o placar para a Canarinho.
Dois minutos, a defesa paraguaia voltou a faltar com intimidade com a bola, desta vez no meio campo, e deu contra-ataque ao Brasil. Após recuperação de Wesley, Rayan recebeu com liberdade e tocou na saída do goleiro para ampliar.
Apesar de não ter o domínio absoluto da posse de bola, nem emplacar um blitz contra a defesa adversária, o Brasil construiu uma vantagem confortável antes dos 20 minutos e reforçou a postura reativa em campo.
O desconto, no entanto, veio cedo e recolocou a Albirroja na partida. Após cobrança de escanteio, Aguayo subiu completamente livre e testou nas redes. Embora a limitação técnica do Paraguai, a equipe só não decretou o empate no lance seguinte, por um milagre de Felipe Longo.
O Brasil precisou se remontar na reta final do primeiro tempo para não deixar a sua vantagem escapar. Mesmo sem pressionar a defesa adversária, a Amarelinha ainda ficou com as melhores chances e não conseguiu alargar o placar.
Em novo erro da defesa paraguaia, Rayan disparou pelo meio e desta vez exagerou na força na hora do arremate. Pedrinho recebeu nas costas da marcação, tentou encobrir o goleiro e mandou raspando a trave.
Na volta do segundo tempo, o Brasil ensaiou uma mudança radical de postura e começou os primeiros minutos em cima do Paraguai. Em infiltração de Pedrinho pelo meio, a seleção quase anotou o terceiro.
A postura não permaneceu por muito tempo e, logo, o Paraguai retomou as rédeas da posse de bola e o Brasil retornou ao campo de defesa. Com dificuldades para infiltrar na defesa canarinho, os paraguaios passaram a assustar na bola parada. Além dos cruzamentos venenosos, Felipe Longo apareceu mais uma vez para salvar o Brasil em tentativa de falta.
Com o placar sob risco, Ramon Menezes renovou o fôlego da seleção, sem mudar a postura. Alisson Santana entrou para dar gás ao lado canhoto do ataque, mas apareceu pelo meio para liquidar a partida.
Aos 32, Pedrinho disparou pela ponta, cruzou forte e o goleiro espalmou para o meio da área. Livre de marcação, Alisson entrou de carrinho e estufou as redes para completar a vitória e confirmar a classificação brasileira para o Mundial.