MundoBola Flamengo
·10 October 2025
Brasil x Coreia do Sul: confronto costuma ter brilho de ex-Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·10 October 2025
A Seleção Brasileira enfrenta a Coreia do Sul nesta sexta-feira (10), às 8h (horário de Brasília), no Seul World Cup Stadium. Ao longo da história, os confrontos entre os dois países costumam ter participação marcante de jogadores que passaram pelo Flamengo, seja com gols, assistências ou jogadas decisivas.
Na lista de convocados de Carlo Ancelotti para os próximos confrontos, a Seleção conta com cinco ex-Flamengo à disposição. São eles: Vinícius Jr, Lucas Paquetá, João Gomes, Fabricio Bruno e Wesley. A presença deles reforça a tradição de jogadores formados no clube carioca brilhando em partidas internacionais.
A história do duelo contra a Coreia do Sul também registra atuações de Vinícius Jr e Lucas Paquetá, protagonistas do time há anos e candidatos a brilhar novamente. Outros nomes de destaque que marcaram época foram Zé Roberto e Zinho. Das sete vitórias brasileiras na história, cinco contaram com brilho de pelo menos um ex-Flamengo.
Relembre alguns momentos de destaque dos ex-Flamengo em jogos contra os coreanos.
No Copa do Mundo do Qatar, Vinícius Jr foi o responsável por abrir o placar logo aos 7 minutos de partida. O craque revelado pelo Mengão ainda acertou um belo cruzamento no primeiro tempo, que encontrou Lucas Paquetá para ampliar o marcador. A atuação dos dois mostrou o entrosamento que já mostravam com o Manto no maior palco do futebol de seleções.
Os outros gols da Seleção Brasileira foram marcados por Neymar e Richarlison.
O destaque no Mundial foi a evolução do que a dupla havia demonstrado em amistoso preparatório para o torneio. Vinícius Jr e Lucas Paquetá protagonizaram bela jogada trabalhada, que terminou com o gol de Philippe Coutinho. A assistência não foi computada para o meia, pois o passe aconteceu por dividida com o zagueiro. Contudo, mais uma vez os ex-Flamengo foram fundamentais para um lance de gol em Brasil x Coreia.
Paquetá brilhou com um gol que selou a vitória do Brasil. O meia, que ainda iniciava a trajetória na Seleção Brasileira na ocasião, mostrou uma de suas "armas secretas": o cabeceio. Com ótimo posicionamento, ficou entre os defensores coreanos e deu peixinho para abrir o placar.
Esse foi apenas o 11º jogo e segundo gol de Paquetá com a camisa do Brasil. Atualmente, o meia revelado pelo Flamengo possui 57 jogos pela Amarelinha, 12 gols e 6 assistências.
Zé Roberto, que passou pelo Flamengo antes de se tornar referência no futebol mundial, deu assistência para um dos gols brasileiros em confrontos com a Coreia. A partida, marcada por momentos intensos e placar apertado, teve a participação direta do atleta que vestiu o Manto Sagrado em 1998.
O Brasil perdia de 1 a 0, quando Zé Roberto recuperou a bola no meio-campo, conduziu em direção ao ataque e fez passe para Ronaldo entrar cara a cara. O ex-camisa 9 marcou o primeiro e o segundo gol da Seleção, e Ronaldinho Gaúcho, que nessa época ainda não tinha jogado pelo Flamengo, fechou o placar nos minutos finais.
O primeiro duelo entre Brasil e Coreia já contou com uma participação direta de um ex-Flamengo: Zinho. O meia deu a assistência para Dunga marcar o gol que garantiu a vitória brasileira.