Esporte News Mundo
·19 February 2026
Brasileiro é destacado por jornal americano como possível reforço do Manchester United

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·19 February 2026

Campeão da Europa League pela Atalanta em 2024, Éderson é sugerido como reforço para o Manchester United por jornal americano.
O brasileiro seria substituto imediato do volante Casemiro, que está de saída dos Red Devils este verão, após não renovar contrato com os ingleses.
Revelado pelo Desportivo Brasil, Éderson estreou no futebol profissional em 2017, ano em que jogaria apenas nove partidas oficiais e marcaria um gol. Já no ano seguinte, o volante foi emprestado para o Cruzeiro até o meio de 2019, porém, o clube mineiro exerceu a opção de compra, efetivando Éderson como jogador na Toca da Raposa.
Publicidade

(Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro)
Contudo, mesmo sendo jogador destaque no elenco com 2 gols em 23 jogos, Éderson foi rebaixado com o Cruzeiro para a Série B do campeonato brasileiro em 2019 e, como se o clima em Belo Horizonte já não fosse complicado, o brasileiro ainda processou o clube por salários atrasados. Como resultado, o Cruzeiro concordou em liberar Éderson para assinar com qualquer clube de graça, dando o prejuízo do restante dos 4 anos de contrato que o volante ainda tinha com o clube. A 20 de fevereiro de 2020, o jogador foi anunciado como novo jogador do Corinthians.
Pelo Timão, Éderson jogou 23 partidas e marcou 3 gols, superando o seu recorde pessoal da temporada anterior quando ainda jogava no Cruzeiro. Mesmo assim, o seu tempo em São Paulo seria curto, uma vez que foi emprestado pela segunda vez em sua carreira, mas, desta vez, para o Fortaleza, que anunciou a contratação do atleta a 20 de fevereiro de 2021. Na Bahia, o volante foi peça crucial no elenco do Tricolor de Aço, ajudando os Leões a se classificarem para a Copa Libertadores de 2022.
Após o fim de seu contrato com o Fortaleza, Éderson não voltou a jogar pelo Corinthians, uma vez que o Salernitana, da Itália, contratou o volante em efetivo durante a janela de inverno europeu, mais especificamente a 30 de janeiro de 2022. Contudo, o brasileiro, que tinha vínculo com os italianos até 2026, chamou a atenção da Atalanta, após marcar 2 gols em 15 jogos pelo Granata.
No clube desde 6 de julho de 2022, Éderson provou-se peça fundamental na Atalanta, garantindo a vaga de titular incontestável na La Dea. Ainda assim, o volante foi campeão da Europa League na temporada 2023/2024, após vencer o Bayern Leverkunsen de Xabi Alonso. Os alemães vinham de uma sequência de 51 jogos sem perder, até verem a Atalanta balançar a rede 3 vezes durante a final em Dublin, nomeadamente no Aviva Stadium.
Até o momento da publicação deste artigo (18 de fevereiro de 2026), o brasileiro tem 129 partidas e 12 gols pelos italianos e, por suas características tanto com a bola como sem, o jogador chamou a atenção do jornal The Athletic que vê o como um dos possíveis substitutos do compatriota Casemiro no Manchester United.
Tendo feito parte do trio mágico do Real Madrid ao lado de Luka Modrić e Toni Kroos, Casemiro se despediu dos Merengues em 2022, quando assinou por quatro anos com o Manchester United, após ter vencido a 14ª Champions League do clube espanhol. Com altos e baixos ao longo das 4 temporadas vestindo o vermelho dos Red Devils, Casemiro despede-se do clube ao fim da atual temporada europeia, uma vez que decidiu por não renovar o seu contrato com o clube inglês.
Dessa forma, o The Athletic apontou Éderson como um possível reforço para o United no lugar do também volante e brasileiro de 33 anos. De acordo com os redatores, o jogador de 26 anos assemelha-se ao veterano pois é “ativo na defesa, acumulando um bom número de desarmes e interceptações, mas também com ótima leitura de jogo, recuperando a bola com frequência para colocar seu time novamente em vantagem”.
“Embora consiga cobrir ambas as áreas com mais facilidade do que um volante defensivo nato, Éderson é o tipo de jogador que os treinadores adoram”, ressalta o artigo. Ainda assim, é destacado que, mesmo não sendo sempre o “centro das atenções“, o volante é uma peça fundamental na dinâmica da Atalanta, o que permite que outros jogadores ao seu redor possam atuar “em sua plenitude”.









































