Zerozero
·22 December 2025
Brilhantismo de David Neres dá Supertaça ao Napoli

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·22 December 2025

À boleia do génio individual de David Neres, que bisou, incluindo um autêntico golaço, o Napoli bateu o Bologna por 2-0 e conquistou a Supertaça italiana.
Depois de deixarem pelo caminho Milan (2-0) e Inter (1-1), respetivamente, Napoli e Bologna encontravam-se, na Arábia Saudita, para decidir o vencedor desta edição da Supertaça italiana. Apesar das já conhecidas ausências de relevo - como De Bruyne -, o Napoli entrou forte, a pressionar alto, e obrigou o Bologna a mudar a sua construção. Os napolitanos foram forçando os adversários a jogar mais pelas alas - onde têm menos à vontade - e assim iam conseguindo recuperar a bola constantemente, para sair rápido na transição.
Com o tempo, a pressão baixou e o Bologna começou a ter mais bola - sempre pelas alas -, mas só foi conseguindo cruzar e, aí, o Napoli estava confortável. Do outro lado, o Napoli acelerava o seu jogo com maior facilidade e com David Neres, quase sempre, como protagonista. O ex-Benfica, primeiro, desmarcou Spinazzola, aos 36', na cara do golo, mas Ravaglia levou a melhor. Contudo, três minutos depois, tirou um coelho da cartola, deambulou da direita para o meio e rematou em arco perfeito para um autêntico golaço. Estava feito o 1-0.
Depois do intervalo, Vincenzo Italiano tentou mexer com a equipa e fez entrar Nikola Moro, o que deu mais critério com bola, mas também permitiu a Lewis Ferguson aparecer mais na área para os tais cruzamentos. O Bologna finalmente conseguiu criar algum perigo dessa forma, mas acabou «traído» por si mesmo, quando, aos 57', Ravaglia fez um péssimo passe na construção a partir de trás e colocou praticamente a bola nos pés de Neres na direita da área. O canarinho não perdoou, picou a bola sobre o guardião e fez o 2-0.
A turma bolognesa foi obrigada a assumir mais riscos e começou a ter cada vez mais bola, enquanto o Napoli recuava ligeiramente as linhas para se proteger. No entanto, a verdade é que o Bologna foi sendo bastante inconsequente com bola e facilitou a vida napolitana.
Na ponta final, Politano teve uma chance de ouro de fechar o jogo da melhor forma, mas pecou na finalização. Apesar disso, o Napoli conquistou a Supertaça, à boleia do génio de David Neres.









































