Leonino
·14 November 2025
Brincadeira? Há quem diga que o Sporting foi "beneficiado em seis de 11 jogos" no campeonato

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·14 November 2025

Um dos nomes que foi cogitado para a corrida à Presidência do Benfica, Mauro Xavier, queixou-se das arbitragens em Portugal e disse que o Sporting foi 'ajudado' em mais de metade dos jogos que disputou neste edição da Liga Portugal Betclic. O associado encarnado concedeu uma entrevista ao Notícias ao Minuto, onde abordou o assunto.
"Os casos não se limitam ao que aconteceu no Estádio do Dragão com Fábio Veríssimo, ao lance que antecede o golo da vitória do Sporting frente ao Santa Clara nem às polémicas do Benfica-Casa Pia. Infelizmente, são muitos mais. O campeonato já vai na 11.ª jornada e o Sporting foi já beneficiado diretamente em seis desses 11 jogos", começou por apontar Mauro Xavier, sem detalhar, no entanto, quais foram esses encontros.
Depois, o sócio do Benfica apresentou algumas soluções: "Ainda assim, a Federação Portuguesa de Futebol recebeu do Governo a responsabilidade de organizar os quadros competitivos e manteve a arbitragem. Cabe aos clubes pedirem ao Governo que faça uma intervenção direta e cabe ao Governo perceber que a arbitragem precisa de levar uma volta muito grande, uma vez que, infelizmente, os dirigentes da FPF e da Liga ainda não perceberam que este modelo não está a contribuir com nada de positivo".
"Acho que é momento de adotar medidas concretas. Não podemos é deixar continuar com erros recorrentes que só têm prejudicado o Benfica, pelo que percebo a questão da agitação que está a acontecer. É aqui que o Governo pode entrar para tomar medidas com algo que já referi, que passa por retirar a arbitragem do cargo da FPF. Não há razão nenhuma para ser a FPF a gerir a arbitragem", explicou, de seguida, Mauro Xavier.
O adepto do Benfica terminou, da seguinte forma: "A arbitragem deve ser totalmente isenta e independente de tudo o resto. Depois, tem de haver uma tabela atualizada para os árbitros, tal como há para os clubes, de forma a que todos saibam a classificação geral dos árbitros ao longo da época".









































