Jornal do Fla
·29 June 2026
Bruno Guimarães iguala feito de Zico em Copas do Mundo

In partnership with
Yahoo sportsJornal do Fla
·29 June 2026

A classificação do Brasil para as oitavas de final da Copa do Mundo trouxe mais um feito que remete a Zico, maior ídolo da história do Flamengo. Com a assistência na vitória sobre o Japão, Bruno Guimarães chegou a quatro passes para gol no Mundial e igualou uma marca que pertencia ao Galinho desde 1982.
O Galinho era, até então, o último jogador da Seleção Brasileira a distribuir quatro assistências em uma mesma edição da Copa do Mundo. A campanha realizada na Espanha, há 44 anos, segue como uma das atuações individuais mais marcantes da história do torneio.
Na Copa do Mundo da Espanha, Zico participou diretamente de oito gols da Seleção Brasileira. Além das quatro assistências, marcou outras quatro vezes e terminou o torneio como um dos principais nomes da equipe de Telê Santana.
As assistências aconteceram em três partidas diferentes. Contra a Nova Zelândia, na goleada por 4 a 0, o camisa 10 deu dois passes para gol. Depois, participou diretamente da vitória por 3 a 1 sobre a Argentina com mais uma assistência. A quarta veio na histórica derrota por 3 a 2 para a Itália, jogo que encerrou a campanha brasileira naquele Mundial.
Além do papel como principal articulador da equipe, O Galinho também balançou as redes quatro vezes. O desempenho o colocou entre os jogadores brasileiros com mais participações diretas em gols em uma única edição da Copa do Mundo.
R$77,90
Bruno Guimarães chegou à quarta assistência ao servir Vinícius Júnior na vitória por 2 a 1 sobre o Japão, pelas oitavas de final. O volante assumiu a liderança isolada do fundamento na Copa do Mundo de 2026 e se tornou o primeiro brasileiro desde Zico a alcançar esse número em uma única edição do torneio.
Apesar da igualdade nas assistências, a campanha do maior ídolo da história do Flamengo segue em outro patamar. Em 1982, o eterno Camisa 10 rubro-negro terminou o Mundial com quatro gols e quatro assistências, participação direta em oito gols da Seleção Brasileira.
Agora, Bruno Guimarães ainda terá a oportunidade de superar a marca de assistências nas fases decisivas da competição. Enquanto isso, Zico continua presente em mais uma das principais listas históricas da Seleção Brasileira em Copas do Mundo.
Fique por dentro de tudo no seu WhatsApp! 📲 Quer receber as notícias do Mengão em primeira mão, direto no seu celular? Entre agora no canal oficial do Jornal do Fla no WhatsApp e não perca nenhum detalhe sobre o nosso Mais Querido.👉 CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO CANAL







































