Bruno Henrique em risco na Libertadores? Suspensão pode ultrapassar fronteiras do Brasil | OneFootball

Bruno Henrique em risco na Libertadores? Suspensão pode ultrapassar fronteiras do Brasil | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·12 September 2025

Bruno Henrique em risco na Libertadores? Suspensão pode ultrapassar fronteiras do Brasil

Article image:Bruno Henrique em risco na Libertadores? Suspensão pode ultrapassar fronteiras do Brasil

Atacante do Flamengo, Bruno Henrique tem uma pena de 12 jogos para comprimir


A suspensão de 12 jogos imposta a Bruno Henrique, válida para o Brasileirão, pode se estender internacionalmente. Isso porque, uma sugestão da Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) visa a extensão da pena para a FIFA. Contudo, apenas após a conclusão do julgamento em segunda instância.

Assim, internacionalizar uma pena pode tirar o atacante de jogos da Libertadores. A punição, porém, é baseada nos artigos 70.1 do Código Disciplinar da Fifa de 2025 e o 140 do Regulamento Geral de Competições da CBF de 2025.


OneFootball Videos


O que cada um diz?

“Se a infração for grave, em particular, mas não se limitando a, discriminação, manipulação de partidas e competições de futebol, má conduta contra árbitros ou falsificação e falsificação, bem como abuso ou assédio sexual, as associações, confederações e outros órgãos organizadores esportivos deverão solicitar ao Comitê Disciplinar a extensão das sanções impostas para que tenham efeito mundial (extensão mundial)”, assim aponta o artigo 70.1. “As condutas ilícitas elencadas no art. 103 deste RGC, sem prejuízo de sua tipificação como crime nos termos dos arts. 165, 198, 199, 200 da LGE, sujeitam-se também à aplicação das sanções mínimas fixadas neste dispositivo em sintonia com aquelas previstas no Código Disciplinar da FIFA, bem como das sanções previstas no CECFB (Código de Ética e Conduta do Futebol Brasileiro)”, assim destaca o 140 da CBF.

Quais as chances disso acontecer?

Então, o relator do caso, Alcino Guedes, acatou a sugestão, argumentando que a não internacionalização da pena é um “salvo-conduto” para o atleta atuar em outros países. Portanto, está determinada a expedição de ofício à CBF para que os efeitos da pena sejam estendidos e registrados junto à FIFA.

No entanto, o ofício só é enviado após o julgamento em segunda instância, para o qual o já Flamengo recorreu. Então, o clube também solicitou efeito suspensivo para Bruno Henrique. Com isso, agora, o clube aguarda uma resposta que pode definir a participação do camisa 27 em jogos futuros, inclusive da Libertadores.

Por qual lance Bruno Henrique é investigado?

Na reta final do Brasileirão 2023, Bruno Henrique recebeu cartão amarelo na partida contra o Santos, em Brasília. Assim, casas de apostas identificaram valores altos para a advertência do atacante e denunciaram. Nas investigações, porém, foram encontradas conversas do jogador do Flamengo com o irmão sobre a possibilidade.

View publisher imprint