Campeão Gaúcho? Flamengo pode atingir marca inédita em jogos no Rio Grande do Sul | OneFootball

Campeão Gaúcho? Flamengo pode atingir marca inédita em jogos no Rio Grande do Sul | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·13 September 2025

Campeão Gaúcho? Flamengo pode atingir marca inédita em jogos no Rio Grande do Sul

Article image:Campeão Gaúcho? Flamengo pode atingir marca inédita em jogos no Rio Grande do Sul

O que antes era sinônimo de pesadelo, hoje pode se tornar um marco histórico. A ida do Flamengo ao Rio Grande do Sul, um território de resultados amargos nas últimas décadas, apresenta em 2025 uma oportunidade inédita para o clube.

Na partida deste domingo (14) contra o Juventude, às 16h, no Estádio Alfredo Jaconi, a equipe comandada por Filipe Luís pode, pela primeira vez em sua história, encerrar um ano com 100% de aproveitamento em jogos oficiais no estado gaúcho.


OneFootball Videos


A campanha no RS até aqui tem sido impecável. O Rubro-Negro venceu o Grêmio por 2 a 0 na Arena, pelo Brasileirão, e superou o Internacional duas vezes no Beira-Rio: 2 a 0 pela Libertadores e 3 a 1 novamente pela Série A.

Com três vitórias em três jogos, falta apenas o Juventude para o Mengão conseguir o feito inédito. O último desafio, no entanto, carrega o peso de um longo tabu. O Flamengo não sabe o que é vencer em Caxias do Sul desde 1997, há 28 anos.

Histórico do Flamengo no RS

Dados do site "Flaestatística" revelam a dimensão do desafio superado até agora. Considerando as 46 temporadas em que o Flamengo disputou mais de uma partida no Rio Grande do Sul, o clube jamais conseguiu vencer todos os seus compromissos.

Em sete desses anos (1984, 1985, 1996, 2006, 2012, 2013 e 2016), a equipe amargou o retrospecto inverso, perdendo todos os jogos que disputou no estado.

Em alguns anos, o Mengão bateu na trave. Em 1982, a geração mágica de Zico e Júnior venceu Inter e Grêmio, mas um empate sem gols na final do Brasileiro, no Olímpico, impediu a campanha perfeita.

Mais recentemente, em 2015, o time que contava com Paolo Guerrero venceu Brasil de Pelotas e Internacional, mas foi derrotado pelo Grêmio no fim do ano, frustrando a chance de alcançar a marca.

O Mengão é líder do Brasileirão, com 47 pontos. O Juventude vive momento antagônico, ocupando a 18ª posição, com 21 pontos somados.

View publisher imprint