Casas deixam de votar, listas separadas e segunda volta eleitoral: as propostas aprovadas na AG do Benfica | OneFootball

Casas deixam de votar, listas separadas e segunda volta eleitoral: as propostas aprovadas na AG do Benfica | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·14 December 2024

Casas deixam de votar, listas separadas e segunda volta eleitoral: as propostas aprovadas na AG do Benfica

Article image:Casas deixam de votar, listas separadas e segunda volta eleitoral: as propostas aprovadas na AG do Benfica

A discussão de propostas para alteração de Estatutos do Benfica já terminou. A terceira sessão da Assembleia Geral Extraordinária - a continuação das reuniões magnas de 21 de setembro e de 26 de outubro, onde foram aprovadas diversas alterações – encerrou no final da tarde deste sábado, depois de novas mudanças confirmadas pelos sócios das águias.

Nesta terceira sessão, foram aprovadas várias mudanças pelos sócios presentes no Pavilhão Nº 2 da Luz. A alteração mais sonante é o término do poder de voto das Casas do Benfica, mas, recorde-se, que ainda existirá uma votação final para aprovação.


OneFootball Videos


Eis a lista de alterações aprovadas pelos sócios do Benfica:

  • Marcação das Assembleias Gerais em dias não-úteis e consequente convocatória com 30 dias de antecedência
  • Regresso dos dez mil votos para proceder à convocatória de Assembleias Gerais Extraordinárias
  • Atas publicadas em 60 dias
  • Marcação de terceira Assembleia Geral Ordinária para discutir as épocas desportivas
  • Possibilidade de segunda volta nas eleições - Eleições terão segunda volta caso nenhuma das listas arrecade mais de 50 por cento dos votos. Se acontecer, terá de ser realizada no prazo máximo de 15 dias.
  • Listas separadas -  Passa a existir a possibilidade de eleições dos órgãos sociais de listas separadas.
  • Fim do voto das Casas do Benfica em eleições e Assembleias Gerais

Rui Costa não votou em qualquer uma das propostas, mas discursou no final da reunião magna - como pode ler AQUI.

José Pereira da Costa, presidente da Mesa da Assembleia Geral, esclareceu, em declarações à BTV, os próximos passos. «Vai ser feito um estudo jurídico da proposta final, no que nós temos chamado uma consolidação da proposta. Vamos perceber o que a proposta pode ter de contradição, as vírgulas que faltam, palavras que falhem, e isso vai ser feito nos próximos dias», começou por referir.

«Também posso dizer aos sócios que é um trabalho que já está pré-feito em parte, a Mesa da Assembleia Geral tem tido o cuidado de saber aquilo que vai ser objeto de pequenas alterações. Depois marcaremos uma Assembleia Geral apenas para votar a proposta que saiu. E essa Assembleia Geral que seja muito participada, muito viva, em que os sócios já não vão discutir a proposta, mas vão votar. Vão votar em urna, voto físico, secreto, universal como é o timbre no Benfica. Essa votação tem de ter 75 por cento de votos favoráveis, ou mais», findou.

A data da nova e final Assembleia Geral Extraordinária para votação final dos Estatutos será comunicada em breve.

View publisher imprint