Caso cumpra o contrato até ao fim, Farioli atingirá recorde ao serviço do FC Porto | OneFootball

Caso cumpra o contrato até ao fim, Farioli atingirá recorde ao serviço do FC Porto | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·12 January 2026

Caso cumpra o contrato até ao fim, Farioli atingirá recorde ao serviço do FC Porto

Article image:Caso cumpra o contrato até ao fim, Farioli atingirá recorde ao serviço do FC Porto

Chegado ao FC Porto no início da temporada, Francesco Farioli não precisou de muito tempo para conquistar até o mais cético adepto portista.

Apresentado como timoneiro dos azuis e brancos a 6 de julho, o italiano soma, seis meses volvidos, 23 triunfos em 27 jogos, num cenário que demonstra na perfeição o quão positiva tem sido a temporada dos dragões.


OneFootball Videos


Neste momento, o FC Porto lidera o campeonato com sete pontos de vantagem sobre o Sporting, segundo classificado, segue no 8.º lugar da fase de liga da Liga Europa e continua em prova na Taça de Portugal, onde vai defrontar o Benfica esta quarta-feira (na Taça da Liga, foi eliminado pelo Vitória SC).

Com estes dados em cima da mesa, André Villas-Boas decidiu premiar o técnico e ofereceu-lhe uma extensão de contrato, no caso até 2028- o anterior vínculo terminava em 2027.

Sendo certo que o mundo do futebol é bastante imprevisível, não é menos verdade que, caso fique efetivamente na cidade Invicta até ao término do contrato, Francesco Farioli deixará o seu nome na história do FC Porto. Tudo porque, em função da concretização desta premissa, torna-se-á o treinador estrangeiro com mais jogos pelo emblema azul e branco. 

Neste momento, Bobby Robson lidera este ranking, com 113 jogos ao serviço do clube.

Na versão mais 'pessimista', isto na visão portista, Francesco Farioli terminará a temporada 2025/26 com 47 encontros somados- aos 27 que já tem, acrescentará 17 no campeonato, um na Taça (supondo que o FC Porto é eliminado pelo Benfica na quarta-feira) e dois na Liga Europa (assumindo que os dragões são eliminados da prova na fase de liga).

Por seu lado, nas próximas duas épocas que tem de contrato, o italiano sabe que fará, no mínimo, 35 jogos- 34 na Liga e um na Taça de Portugal (estes são certos, mas é bastante provável que o FC Porto dispute competições europeias e mais jogos nas taças).

Fazendo as contas, Farioli chegará a junho de 2028, no cenário mais modesto, com 117 jogos ao serviço do FC Porto. Este número dar-lhe-á, não só, a já referida liderança do ranking de treinadores estrangeiros com mais jogos pelo clube, mas colocá-lo-á também no 7.º lugar da lista de técnicos com mais jogos pelos portistas, atualmente liderada por Sérgio Conceição- poderá mesmo chegar ao 6.º lugar de Mourinho (127) caso dispute os tais encontros extras nas taças e na Europa.

E ainda que esta análise seja feita um pouco no campo da suposição, uma dado é factual: olhando para os treinadores com pelo menos dez jogos à frente do FC Porto, isto para termos uma amostra suficientemente significativa, Farioli é aquele que apresenta uma maior percentagem de vitórias (85,2 por cento).

Irá o italiano cumprir o contrato com o FC Porto até ao fim?

View publisher imprint