oGol.com.br
·15 September 2025
Castigado pelo sucesso, Girona arranca na temporada novamente afundado na zona de rebaixamento

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·15 September 2025
De desafiante aos gigantes para postulante ao rebaixamento, o Girona se tornou vítima do próprio sucesso e, após temporada histórica no Campeonato Espanhol, vive situação delicada novamente. Afundado na lanterna, o Albirrojo ensaia mais uma temporada com o modesto desafio de se manter na elite da La Liga.
Na atual temporada, o Girona ainda não sabe o que é vencer depois de quatro rodadas disputadas. O time comandado pelo espanhol Míchel conquistou o seu primeiro e único ponto no final de semana, em empate em 1 a 1 com o Celta de Vigo, que também ainda não venceu na temporada.
A arrancada do clube espanhol ainda conta com uma goleada por 5 a 0 para o Villarreal, além de derrotas em casa para Rayo Vallecano e Sevilla, que também dividia a lanterna antes de bater o Girona por 2 a 0.
O início negativo do clube da Catalunha repete o cenário da temporada passada, quando o time brigou a temporada inteira contra o rebaixamento, enquanto vivia o seu conto de fadas na Liga dos Campeões.
Em 2024/25, o Girona se livrou definitivamente da possibilidade de rebaixamento faltando três rodadas para o fim da La Liga e terminou a competição com somente um ponto a mais do que o Leganés, primeiro clube da zona de rebaixamento.
A campanha foi completamente oposta ao ano mágico do Girona na temporada 2023/24, quando o clube ousou a desafiar os gigantes espanhóis. O Albirrojo protagonizou uma trajetória sólida com 25 vitórias em 38 rodadas e terminou a competição em terceiro, com a sua melhor campanha na história da competição.
A ascensão e a queda igualmente repentinas foram frutos do DNA do Girona ligado ao Grupo City. Na mesma proporção em que o clube recebeu talentos comprados pela franquia e investimentos "do próprio bolso", o clube espanhol também se desfez de peças importantes e virou vítima do próprio sucesso.
Na janela de transferências seguinte, o Girona perdeu a sua espinha dorsal e não conseguiu repor com a mesma eficiência. Eric García e Pablo Torre retornaram de empréstimo ao Barcelona. A dupla brasileira, Savinho e Yan Couto, também encerraram a sua passagem por empréstimo encerrada pelo Grupo City, com o atacante indo para Manchester e o lateral sendo vendido ao Dortmund.
Além das quatro saídas por devolução de empréstimo, o Girona também perdeu os seus destaques para clubes com maiores poderios financeiros. O Bayer Leverkusen buscou Aleix García por 18 milhões de euros, enquanto a Roma pagou 30 milhões para comprar Artem Dovbyk, artilheiro da La Liga com 24 gols.
O Girona até tentou repor as saídas com novos chegadas por empréstimo como Bryan Gil, Oriol Romeu, Pau López, Danjuma e Arthur, além de investimentos em Donny van de Beek, Abel Ruiz e Yáser Asprilla, mas não conseguiu encontrar a mesma sinergia.
Nesta janela, o clube espanhol mais uma vez garimpou reforços sem custos como Thomas Lemar, Vitor Reis, Axel Witsel e Livakovic e novamente sofre para reestruturar sua equipe.
A aposta no técnico Míchel permanece com o espanhol na sua quinta temporada à frente dos Albirrojos. Embora a dificuldade para reformular e reinventar a equipe, o Girona deu créditos ao treinador pela campanha histórica e ainda acredita reviver bons momentos na La Liga.