CBF
·18 August 2025
Catarinense, Tiaguinho celebra chance de jogar em Santa Catarina

In partnership with
Yahoo sportsCBF
·18 August 2025
Tiaguinho durante treino pela Seleção Sub-17Créditos: Staff Images / CBF
Catarinense de Joinville, o meio-campista Tiaguinho jogará pela primeira vez pela Seleção em seu estado natal. Entre os 23 jogadores selecionados para a disputa de dois amistosos internacionais Sub-17 com a Costa Rica, ele faz parte do grupo que entra em campo na quinta-feira (21), na Arena Barra FC, em Itajaí, e no próximo domingo (24), na Ressacada, em Florianópolis.
“É a primeira vez que venho jogar em Santa Catarina pela Seleção Brasileira, em Florianópolis, que é uma cidade linda. Acho que vai ser uma experiência muito boa jogar no estado onde eu nasci”, afirmou o atleta, cujos pais e parentes sairão de Porto Alegre e Joinville, respectivamente, para vê-lo atuar em Santa Catarina.
O jogador de 17 anos deixou o estado em 2018, quando rumou a Porto Alegre para iniciar sua trajetória nas categorias de base do Tricolor gaúcho, que demonstrou interesse em seu futebol após seu destaque em um amistoso da categoria Sub-10 na Escola do Grêmio, em meados de 2017.
Tiaguinho está ansioso para jogar em Santa Catarina, estado onde nasceu, pela Seleção Sub-17 Créditos: Staff Images / CBF
A partir de 2023, ele passou a ser convocado de forma recorrente pelo treinador Dudu Patetuci, que agora o comanda na Seleção Sub-17. Em 2023, disputou a Copa 2 de Julho em Salvador e ganhou um Quadrangular Internacional no Paraguai. No ano passado, participou do Conmebol Sub-15 2023 e, nesta temporada, sagrou-se campeão do Sul-Americano Sub-17.
A partir desta experiência na Amarelinha, ele já pensa na Copa do Mundo Sub-17. Destacou a evolução que a equipe tem apresentado e do sonho de jogar o Mundial em novembro, no Catar.
“Acho que o grupo vem evoluindo bastante, quero agradecer a confiança do Dudu pelas convocações. Tem sido muito importante para mim como crescimento e espero fazer dois amistosos contra a Costa Rica e sair com a vitória”, disse.
“É um sonho representar o meu país em uma competição FIFA como a Copa do Mundo. Se Deus quiser, vamos sair com o título no dia 27 de novembro”, concluiu.
Tiaguinho com a taça do Sul-Americano Sub-17Créditos: Conmebol