OneFootball
·30 September 2025
In partnership with
Yahoo sportsOneFootball
·30 September 2025
A ideia da CBF era trocar as atuais duas vagas na segunda fase preliminar da Libertadores por mais uma na fase de grupos via Brasileirão.
Mas, segundo o jornalista Lauro Jardim, o presidente Samir Xaud sequer tratou de tal assunto em reunião realizada com Alejandro Domínguez, o mandatário da entidade que comanda o futebol sul-americano.
O futebol brasileiro conta atualmente com cinco vagas diretas à fase de grupos do torneio: os quatro primeiros do Brasileirão + o campeão da Copa do Brasil.
A CBF entendia que os sorteios de tais fases preliminares sempre podem colocar os dois representantes do país frente a frente.
O que aconteceu em 2024, quando o futuro campeão Botafogo eliminou o Red Bull Bragantino na terceira e última fase preliminar.
Outra justificativa era o fato de que a vaga direta significaria quatro datas a menos no calendário, já que as equipes brasileiras precisam eliminar dois times para buscar a fase "nobre" do torneio.
Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro e Mirassol são os times que vão garantido vaga na fase de grupos da próxima Libertadores.
Já Botafogo e Bahia ingressariam no torneio a partir da segunda fase preliminar.
Fla ou Verdão podem garantir tal vaga em caso de título na atual Libertadores.
A CBF tornará oficial seu calendário de competições para 2026 nesta quarta (1).
Uma das certezas é a diminuição das datas dos principais Estaduais: de 16 para 11.
A Copa do Brasil teria jogos de ida e volta somente a partir das oitavas, o que hoje começa na fase anterior, a Terceira.
Há, ainda, a possibilidade de o Brasileirão ter início antecipado.
📸 Buda Mendes - 2025 Getty Images