Coluna do Fla
·9 October 2025
CBF divulga áudio do VAR de São Paulo x Palmeiras; Abatti Abel dá explicação inacreditável sobre pênalti não marcado

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·9 October 2025
Após a derrota por 3 a 2 para o Palmeiras, o São Paulo solicitou à CBF o áudio do VAR sobre o pênalti claro não marcado a favor da equipe. O lance, que gerou forte reação da torcida e de comentaristas, ocorreu no segundo tempo da partida disputada no Morumbis.
Nesta quinta-feira (09), a CBF divulgou a conversa entre a equipe de arbitragem. O árbitro Ramon Abatti Abel afirmou: “Escorregou. A bola está passando. Pode seguir.”
Na sequência, o VAR Ilbert Estevam da Silva reforçou a decisão: “É justamente isso. Ele escorrega, o contato é acidental e a bola está saindo da área.”
O lance citado acima envolveu Allan e Gonzalo Tapia, em jogada dentro da área palmeirense. No momento, o São Paulo vencia por 2 a 0. A arbitragem ignorou o possível pênalti, mesmo com o contato visível.
A jogada ocorreu aos sete minutos do segundo tempo. Ilbert Estevam da Silva, responsável pelo VAR, não recomendou revisão. A decisão gerou revolta entre torcedores, dirigentes e comentaristas.
Além disso, no primeiro tempo, Gustavo Gómez pisou em Tapia durante uma disputa de bola. O lance passou sem revisão do VAR. Já na etapa final, os dois voltaram a se envolver em nova jogada, em que o são-paulino saiu com o nariz sangrando.
Pouco depois, aos dez minutos, Andreas Pereira acertou o tornozelo de Marcos Antônio em uma entrada dura no meio-campo. O árbitro aplicou apenas o cartão amarelo.
O resultado no Morumbis impactou diretamente a briga pela liderança do Brasileirão. Com a vitória, o Palmeiras chegou aos 50 pontos e igualou a pontuação do Flamengo na tabela.
No entanto, o Rubro-Negro perdeu a primeira posição por ter menos vitórias do que a equipe alviverde. Ou seja, o Flamengo acabou prejudicado por tabela após o clássico entre São Paulo e Palmeiras.