Gazeta Esportiva.com
·5 December 2025
CBF divulga áudios do VAR em lances capitais de Cruzeiro x Botafogo

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·5 December 2025

A CBF divulgou, na noite desta quinta-feira, os áudios do VAR referentes aos lances do duelo entre Cruzeiro e Botafogo, no Mineirão. O jogo, válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, terminou empatado em 2 a 2.
Foram divulgadas as análises de dois lances da partida. O primeiro ocorreu por volta dos 47 minutos do segundo tempo, quando Kaiki derrubou Marçal na grande área. Depois, aos 55 minutos da etapa complementar, David Ricardo deixou o pé alto em Matheus Henrique.
O primeiro lance aconteceu quando o Cruzeiro vencia por 2 a 1. Após o domínio de Marçal, o defensor do Botafogo foi derrubado por Kaiki. Assim que o lance ocorreu, o árbitro Anderson Daronco indicou que não foi “nada”, explicando sua decisão aos jogadores.
“Nada! Nada! Primeiro ele passou limpo e depois foi um choque. É tiro de meta, pode seguir o jogo”, disse Anderson Daronco.
Porém, Diego Pombo Lopez, responsável pelo árbitro de vídeo, recomendou a revisão do lance.
“O atacante joga a bola e o defensor atinge o adversário com o joelho, ok?”, disse o árbitro de vídeo.
Após mais de um minuto de análise, Daronco mudou de ideia. “Vou voltar com a decisão de tiro penal sem cartão”.
Na cobrança, Alex Telles empatou a partida e garantiu um ponto para o Botafogo.
O outro lance foi aos 55 minutos. Pressionado por Matheus Henrique, Kaiki deu um chutão e deixou o pé alto, atingindo a cabeça do atleta cruzeirense.
Daronco observou sangramento na cabeça de Matheus Henrique e foi orientado por Diego Pombo Lopez a revisar o vídeo.
“Após o jogador jogar a bola, ele deixa o pé propositalmente na cabeça do seu adversário”, disse o responsável pelo VAR.
“Ok. Em campo, achei que tinha sido falta do jogador do time azul, mas não é. A falta é do jogador de branco e eu volto com tiro direto a favor do ataque azul e cartão vermelho para o número 57 do time branco”, comunicou o árbitro.
David Ricardo deixou o campo reclamando, questionando como ele “poderia recolher a perna” após ter dado o chutão.
Com 70 pontos, o Cruzeiro garantiu o terceiro lugar, já que o Palmeiras tem 73 pontos e três vitórias a mais. Do outro lado, brigando por uma vaga no G5, o Botafogo ficou em sétimo, com 60 pontos, e terá que secar Fluminense e Bahia para tentar ir à fase de grupos da Libertadores.
Botafogo
Live









































