Gazeta Esportiva.com
·25 December 2025
CBF divulga calendário do futebol masculino de base para 2026 com novidades; confira

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·25 December 2025

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na noite desta quarta-feira, o calendário das competições masculinas de base para a temporada 2026. Entre as novidades, estão a volta das Supercopas do Brasil nas categorias sub-20 e sub-17, a criação da Copa do Brasil sub-15 e a ampliação do total de jogos ao longo do ano, que passará de 601 para 711 partidas.
Após terem sido realizadas pela última vez em 2021, as Supercopas do Brasil sub-20 e sub-17 retornam ao calendário. As competições acontecerão no encerramento da temporada e reunirão os campeões do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil de cada categoria no respectivo ano.
Outra novidade é a implementação da Copa do Brasil sub-15, que será organizada pela primeira vez pela CBF. O torneio contará com 32 equipes e terá um total de 64 jogos.
Na fase inicial, a disputa será regionalizada, com oito grupos formados por quatro times cada. As oitavas de final, assim como as demais etapas eliminatórias, serão decididas em partida única.
Veja também: Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
A partir das quartas de final, a competição passará a ser disputada em sede única. Além da final, haverá também a definição do terceiro colocado, em duelo entre os times derrotados nas semifinais, realizado no mesmo dia da decisão do título.
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por CBF • Seleção Brasileira de Futebol (@brasil)
A Copa do Brasil sub-20 também passará por mudanças significativas. A partir de 2026, o número de participantes será dobrado, saindo de 32 para 64 clubes. Com isso, a quantidade de partidas aumentará de 45 para 77 jogos.
As duas primeiras fases e a final serão disputadas em jogo único. Já as oitavas de final, quartas de final e semifinais acontecerão em confrontos de ida e volta.

Foto: Rafael Ribeiro/CBF
O Brasileirão Série A sub-20 e o Campeonato Brasileiro sub-17 também terão ampliação no número de partidas, passando de 198 para 204 jogos. O formato manterá a participação de 20 clubes, os 190 confrontos da primeira fase e a decisão do título em duelos de ida e volta.
A principal alteração para a próxima temporada está no mata-mata: quartas de final e semifinais passarão a ser disputadas em jogos de ida e volta, seguindo o mesmo modelo já adotado na final.
Veja também: Conheça o canal da Gazeta Esportiva no YouTube
Por fim, a CBF informou que não serão realizadas partidas válidas pelos Campeonatos Brasileiros Série A e Série B sub-20 durante as datas Fifa. Os períodos destinados à preparação das Seleções Brasileiras estão previstos no calendário e protegidos, embora possam sofrer ajustes ao longo do ano.
Brasileirão Série A sub-20: 22 de fevereiro a 2 de setembro
Copa do Brasil sub-17: 24 de fevereiro a 26 de maio
Liga de Desenvolvimento sub-13: 23 a 29 de março
Brasileirão Série B sub-20: 1º de abril a 22 de julho
Copa do Brasil sub-15: 26 de abril a 1º de agosto
Brasileirão sub-17: 30 de maio a 12 de dezembro
Copa do Nordeste sub-20: 8 de agosto a 26 de setembro
Copa do Brasil sub-20: 9 de setembro a 2 de dezembro
Supercopa do Brasil sub-20: 9 de dezembro
Supercopa do Brasil sub-17: 16 de dezembro









































