Gazeta Esportiva.com
·18 March 2026
CBF orienta comissão técnica da Seleção sobre novas regras da FIFA

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·18 March 2026

Nesta quarta-feira, a comissão técnica da Seleção Brasileira participou de um encontro na sede da CBF com a Comissão de Arbitragem, em uma iniciativa que contou com a presença do técnico Carlo Ancelotti e de toda sua equipe.
A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão de Arbitragem, Rodrigo Cintra, que apresentou em detalhes as mudanças nas regras definidas pela FIFA e pelo International Board. As alterações passam a valer globalmente a partir de 2025 e já terão impacto prático nas competições internacionais.
O objetivo principal do encontro foi alinhar o entendimento entre árbitros e departamento técnico, garantindo que as adaptações táticas e comportamentais sejam incorporadas ao trabalho diário com atletas e treinadores. As atualizações envolvem tanto a interpretação de condutas em campo quanto novos procedimentos que buscam aumentar a fluidez das partidas e o tempo efetivo de bola rolando.

Foto: Fábio Souza / CBF
Durante a apresentação, Rodrigo Cintra detalhou como as novas diretrizes serão aplicadas em campo, com exemplos reais, situações práticas e esclarecimentos sobre condutas que antes eram toleradas e agora exigirão postura diferente de jogadores e membros das comissões técnicas.
Para o Coordenador Geral de Seleções Masculinas, Rodrigo Caetano, a reunião foi essencial para reduzir dúvidas interpretativas e preparar a equipe para o novo cenário. Segundo ele, o diálogo direto entre arbitragem e comissão técnica permitiu esclarecer como as normas afetarão o ritmo das partidas, a agilidade nas substituições e a necessidade de treinar procedimentos específicos.
“É muito importante o Departamento de Seleções receber dados e informações do Rodrigo Cintra, que é o presidente da Comissão de Arbitragem. As mudanças implementadas pela International Board e a Fifa terão impacto significativo na dinâmica dos jogos. Isso precisa ser muito bem compreendido por todos nós do corpo técnico e pelos atletas. Mostra também o trabalho que estamos fazendo para ter a melhor preparação possível visando à Copa do Mundo”, afirmou.
Um dos principais temas foi o chamado pacote anticera, iniciativa da FIFA voltada a reduzir atrasos e tornar o jogo mais dinâmico. Cintra explicou que a intenção é aumentar o tempo de bola rolando e privilegiar ações ofensivas. A partir das novas diretrizes, atitudes como retardar reinícios, simular lesões ou atrasar substituições serão coibidas com mais rigor.
A FIFA quer ver as equipes demonstrando interesse em jogar. Para isso, clubes e seleções precisarão alinhar aspectos táticos, físicos e disciplinares, treinando procedimentos rápidos de substituição, reposições eficientes e respostas imediatas em situações de pressão.
“É sempre muito produtiva essa interação com o Departamento de Seleções, numa troca permanente de experiências, de conhecimentos. Quem sai ganhando com isso é o futebol brasileiro. No encontro em si, entre outras questões, foi Importante passar o entendimento de que a Fifa não tolera mais a cera e a perda de tempo exagerada. A Fifa quer que as equipes demonstrem interesse em jogar”, disse Rodrigo Caetano.
Veja também: Todas as notícias da Gazeta Esportiva Canal da Gazeta Esportiva no YouTube Siga a Gazeta Esportiva no Instagram Participe do canal da Gazeta Esportiva no WhatsApp
Também foram detalhadas alterações que já começarão a valer nas próximas competições internacionais — incluindo a Copa do Mundo de 2026. Entre as novidades mais relevantes:
Substituições: o jogador substituído terá 10 segundos para deixar o campo. Se ultrapassar esse tempo, o substituto só entrará após 1 minuto, deixando o time momentaneamente com um atleta a menos. Laterais e tiros de meta: devem ser cobrados em até 5 segundos após a contagem do árbitro; o descumprimento resultará em perda de posse, com inversão do lateral ou cobrança transformada em tiro de meta para o adversário. Aplicação rígida: a interpretação do árbitro será decisiva, e a tolerância a atrasos será bem menor.
Essas mudanças reforçam a padronização de critérios e aceleram o andamento das partidas, exigindo disciplina e organização das equipes.
Para que a Seleção tire proveito das novas normas, a comissão técnica deverá integrá-las aos treinos. Isso inclui simulações de substituições cronometradas, exercícios de reinício rápido e preparação mental dos atletas para reagir com objetividade em momentos de pressão.
Além disso, o departamento médico e a preparação física precisam ajustar protocolos para evitar interrupções desnecessárias que possam ser interpretadas como cera.
A aproximação com a Comissão de Arbitragem da CBF também cria um canal contínuo de diálogo, permitindo esclarecimento de dúvidas e uniformidade na interpretação das regras.
A partir do encontro, a tendência é que a Seleção intensifique práticas específicas em treinamentos, reforce orientações internas e implemente simulações com foco nas novas regras. A CBF deve divulgar novas atualizações ao longo do ano, garantindo que a equipe esteja plenamente adaptada e preparada para competir em alto nível nas competições internacionais.









































